Municípios
CONSELHO TUTELAR
CMDCA realiza solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares de Monsenhor Hipólito
Prefeito, Dr. Zenon Bezerra, participou da solenidade
Da Redação - 15/01/2020
Foto/ CG Notícias

Foram empossados na tarde na última sexta-feira, 10, os cincos novos conselheiros tutelares e seus respectivos suplentes do município de  Monsenhor Hipólito eleitos no pleito realizado em outubro de 2019.

A solenidade de posse foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, no Plenário da Câmara Municipal, e contou com a participação de autoridades municipais e familiares e amigos dos conselheiros empossados.

A Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social Ângela de Maria Bezerra iniciou o cerimonial dando as boas-vindas a todos os presentes e explicando o objetivo da solenidade e a importância do Conselho Tutelar. “Boa tarde a todos os presentes nessa solenidade, com honra que nos reunimos nessa tarde para juntos participarmos da posse dos conselheiros tutelares eleitos no dia 06 de outubro de 2029, assim como os suplentes indicados nessa mesma data. Segundo a Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 13de Julho de 1990, Lei Nº 8.069, no seu artigo 131, instituiu o Conselho Tutelar como órgão autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”.

Na sequência, foi realizada a formação da Mesa Solene, que foi composta pelo Prefeito Municipal Dr, Zenon de Moura Bezerra, a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social Maria Eneide Modesto Bezerra, a presidente do CMDCA Marília Cinthia de Sousa, a presidente da Câmara Municipal Maria Doracelma Bezerra Policarpo, a Secretária Municipal de Saúde Dra. Joyce Bezerra, o presidente da Comissão Especial do Processo Eleitoral do Conselho Tutelar Dr. Saulo Karol Bezerra, a Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal Santynha Bezerra, os vereadores (as) Edson de Moura Bezerra, Flávio Rômulo Carvalho dos Anjos (Maninho), Fábio Bezerra Alves (Fabinho) e Perciliana de Sá Bezerra Gomes (Pecy de Meton), a Coordenadora do CRAS Djenani Bezerra, e o Chefe do Departamento Municipal de Esportes Anderson de Sá.

A Assessora Técnica da SMAS Ângela de Maria Bezerra também fez uma saudação de modo especial dos integrantes da Comissão Especial do Processo Eleitoral para a escolha dos Conselheiros Tutelares e do Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente presentes na solenidade.

Em seguida, a presidente do CMDCA Marília Cinthia de Sousa foi convidada para declarar aberta e sessão de posse dos conselheiros tutelares. “Todo mundo sabe que não foi um processo fácil. Foi um processo árduo, mas escolhemos os nossos novos representantes da politica de assistência social e estamos aqui. Eu, como presidente do CMDCA, como assistente social e coordenadora do CREAS, trabalhamos diretamente vinculados, em parceria, somos uma rede, juntamente com o Conselho Tutelar. O nosso trabalho, a medida que é uma trabalho árduo, nós precisamos trabalhar de forma unidade, nós precisamos que vocês, como conselheiros tutelares, nesses 4 anos, possam estar dando o melhor de vocês, trabalhando em conjunto, buscando aprender”.

“O que eu desejo pra vocês agora é que a gente trabalhe em paz e em harmonia, e que a gente possa desenvolver o nosso trabalho da melhor forma possível e tenho certeza que isso vai acontecer… uma boa posse a todos e espero contar com cada um de vocês aqui nesse trabalho árduo, que vocês estão mergulhando agora… eu digo desde já que não é fácil, só que com união, sabedoria , entendimento e bastante leitura a gente consegue desenvolver o nosso papel junto a essa rede socioassistencial“, concluiu a presidente do CMDCA.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Municipal, Dr. Zenon de Moura Bezerra, destacou a importância do Conselho Tutelar e que o órgão continuará tendo o apoio e suporte da Administração Municipal. “Com muita honra estou aqui para dar posse aos novos conselheiros que foram eleitos democraticamente pelo povo. Ser Conselheiro Tutelar é uma missão nobre, vocês estão assumindo a missão de proteger e amparar as nossas crianças e adolescentes, e tratar de crianças e adolescentes é uma arte, que envolve muitas habilidades, a habilidade de conversação, de mediar a paz”.

A vereadora Maria Doracelma Bezerra Policarpo, presidente da Câmara Municipal, parabenizou os novos conselheiros e disse que a Câmara está a disposição para discussões que visem oferecer uma melhor qualidade de vida para os hipolitanos, em especial, das crianças e adolescentes. “Quero parabenizar os novos conselheiros que estão tomando posse hoje, que assim como eu, agora, frente a essa Casa Legislativa, que nós possamos cumprir a missão que nos foi atribuída de forma responsável, coerente e respeitos. Nossas crianças e adolescentes necessitam do nosso trabalho, do nosso amparo e da nossa proteção”.

“Diante dos problemas que a sociedade enfrenta é importante verificar, descobrir os focos, as fontes e procurar combatê-las, menores conduzindo motos, ingerindo bebidas alcoólicas , se prostituindo, consumindo drogas, é muito comum na nossa cidade, isso é um problema social. Dizer que a Câmara está a disposição para discussões, opiniões, para juntos, população, legislativo e executivo trabalhar de forma harmoniosa. Quando caminhamos juntos no mesmo propósito, com certeza alcançamos os nossos objetivos que é oferecer uma melhor qualidade de vida para nossa gente… e é isso que a vereadora Doracelma defende… minha cidade… minha gente vivendo em paz. Feliz 2020 para todos. Muito obrigada”, finalizou a presidente do Poder Legislativo Municipal.

Após os pronunciamentos da presidente do CMDCA, do Prefeito Municipal e da presidente da Câmara Municipal, a solenidade teve continuidade com a apresentação dos cinco novos conselheiros tutelares do município de Monsenhor Hipólito, gestão 2020-2024: Bento Welberson de Sousa, Cilda Maria de Sousa, Francisca Lorena Gonçalves de Sousa, Maria José de Jesus Brito e Maria Josefa de Sá.

Também foram apresentados ao público presente os quatro conselheiros suplentes para a gestão 2020-2024: Ivoneth Amelia da Silva Pereira, Iara Francisca de Sousa, Antônia Francinete de Oliveira Lima e Francisco Silva dos Anjos.

Na sequência, a conselheira reeleita Maria Josefa de Sá, a Lorinha, como é conhecida, eleita pelos colegas para ser presidente do Conselho Tutelar no ano de 2020, fez o juramento, momento que os demais conselheiros titulares ficaram de pé para proferir juntos as palavras. “Nós, Conselheiros Tutelares de Monsenhor Hipólito, Piauí, eleitos para a gestão de 2020 a 2024, comprometemo-nos a defender, cumprir e fazer cumprir, no âmbito de nossas competências, os direitos da criança e do adolescente estabelecidos na legislação vigente”, juraram todos.

Após o juramento, o Prefeito Municipal, Dr. Zenon de Moura Bezerra, e a presidente do CMDCA Marília Cinthia de Sousa empossaram os conselheiros tutelares, titulares e suplentes, para a gestão 2020/2024.

A conselheira Maria José de Jesus Brito, em nome dos demais conselheiros, fez um discurso de agradecimento. “Quero dizer que o sentimento de hoje é o de gratidão, acho que falo em nome de todos. Agradecer primeiramente a Deus por proporcionar este momento tão desejado por todos, de estarmos aqui já somos vitoriosos, diante de uma eleição, de uma disputa muito acirrada. Daqui pra frente é trabalhar em grupo, trabalhar em equipe, fazer um trabalho limpo e tentar sanar todas as ocorrências que acontecerem no nosso município e fazer o que manda a lei, que diz que nós somos encarregados de zelar pelo bem estar das nossas crianças e adolescentes da nossa estimada cidade de Monsenhor Hipólito”.

“Agradecer a Lorinha, que já tem experiência na profissão e tem nos dados todo o suporte, e desejar um feliz 2020 a todos, que o menino Jesus nos ilumine, nos dê discernimento e sabedoria para enfrentar os obstáculos.  Sabemos que é um trabalho árduo, que não será fácil, porém em grupo e em união nós vamos conseguir”, concluiu a conselheira.

Após os conselheiros assinarem o termo de posse, a Assessora Técnica da SMAS Ângela de Maria Bezerra, que conduziu os trabalhos da Sessão de Posse, fez as suas considerações finais. “Chegamos ao final desta tarde, ao tempo que reiteramos o nosso compromisso enquanto Gestão Municipal para o quadriênio 2020/2024, agradecemos de modo especial a presidente da Câmara de Vereadores Maria Doracelma Bezerra Policarpo pelo espaço, assim como pela atenção dispensada, ao nosso excelentíssimo Prefeito que não mediu esforços para a concretização de todo esse processo de forma clara, a presidente do CMDCA, a Comissão que esteve presente sem poupar esforços e a todos aqui presentes nosso muito obrigado. Desejamos uma gestão de compromisso aos direitos das crianças e adolescentes do nosso município”.

Finalizando a solenidade, foi servido um Coffee break para todos os presentes na solenidade.

CG Notícias

Facebook
Publicidade