Saúde
PROGRAMAÇÃO
Saúde realizará semana de prevenção e combate à hanseníase
Do dia 27 a 31 deste mês a Secretaria estará realizando atividades, palestras e encontros com a comunidade para explicar a importância de a doença
Da Redação - 15/01/2020
Foto/ Reprodução

A Secretaria Municipal da Saúde de Picos entra janeiro com o pé direito e lança a campanha Janeiro Roxo. Esse mês foi escolhido como o mês de combate à hanseníase no mundo todo, e como sempre a prefeitura, através da Secretaria de Saúde faz um trabalho voltado para o combate a esta doença.

Do dia  27 a 31 deste mês a Secretaria estará realizando atividades, palestras e encontros com a comunidade para explicar a importância de a doença.

O coordenador da hanseníase, Gilberto Valentin, falou dos trabalhos a serem realizados durante esta campanha: “Esse mês foi escolhido como o mês de combate à hanseníase no mundo todo, e como sempre a prefeitura de Picos através da secretaria de saúde faz um trabalho voltado para o combate a esta doença. Começaremos pelo bairro Parque de Exposição, por ser onde existe o maior índice da doença. Hoje a secretaria disponibiliza agentes para fazer uma busca minuciosa por casos, para possamos realizar os cuidados devidos”.

 “É importante também à divulgação pelos meios de comunicação. E o povo é o principal fiscal. Esse trabalho também serve para desmistificar as estórias que essa doença vem ser um castigo de Deus, pois muitos não sabem que a Hanseníase hoje é uma doença laboratorial”, disse o coordenador.

“Qualquer dúvida procure posto de atendimento de médico (PAM) e estaremos à disposição para tirar qualquer dívida com relação à doença”, finalizou Gilberto.

 A doença hoje é tratada no município de Picos pelo  PAM, que  conta com uma equipe multidisciplinar que recebe o paciente e o encaminha para a atenção básica.

Confira a programação:

Dia 28 – workshop, palestra e mesa  redonda sobre a Hanseníase na Universidade Federal do Piauí. ( Dr. Paulo Victor, Dra. Rana Cardoso  e o Coordenador Municipal   da  Hanseníase, Gilberto Valentim).  14:00 hs as 17:00 hs

Dia 29 – Campanha  de diagnostico na Unidade Básica de Saúde do Bairro Morada  do Sol, a partir das as 08:00 hs .

Dia 30-  atividade educativa  no  Posto de Assistência Médica de Picos (PAM), Bairro cata-vento a partir das 08:00 hs.

Dia 31- Encerramento com panfletagem e atividades alusivas ao Janeiro Roxo a partir das 17:30 hs na Praça  Josino Ferreira .

CCOM/ Ronnie Costa

Facebook
Publicidade