Municípios
LEVANDO SAÚDE
Parceria entre Secretaria de Saúde e Projeto Amigos Itinerante garante atendimentos gratuitos de saúde para a população de Geminiano
Ação prosseguirá até o próximo sábado (18)
João Paulo - 16/01/2020
Foto/ Portal O Povo

Teve início nesta quinta-feira (16), uma importante ação que visa promover saúde na Região picoense.

Em uma parceria inédita os integrantes do Projeto “Amigos da Comunidade” se deslocaram até o município de Geminiano para promover atendimentos em diversas áreas, a exemplo do que já aconteceu nos bairros picoenses beneficiados pela inciativa que há quatro anos é realizada nos períodos das férias escolares.

Por acontecer fora de Picos essa edição do projeto mudou a nomenclatura para “Amigos Itinerantes” e só foi possível graças a uma parceria da Prefeitura de Geminiano, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A abertura aconteceu na manhã de hoje na Unidade Básica de Saúde Dr. Raimundo de Barros Araújo “Dr. Doca”, na sede do município, mas os atendimentos de saúde também aconteceram simultaneamente nas UBS’s dos Povoados Samambaia dos Marques e Uberlândia.

(Foto/ Portal O Povo/ Atendimento da UBS Dr. Raimundo de Barros Araújo “Dr. Doca)

Estão sendo oferecidos atendimentos básicos à população de forma gratuita nas áreas da medicina, enfermagem, nutrição, odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e farmácia.

Nesta sexta-feira (17), os atendimentos dos “Amigos Itinerante” continuarão nas três Unidades Básicas de Saúde das 08h30min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min.

Já no sábado (18), os atendimentos serão voltados para especialidades e vão acontecer apenas na Unidade Básica de Saúde Dr. Raimundo de Barros Araújo “Dr. Doca” e serão atendidos somentes os pacientes que forem encaminhados previamente pelas equipes que participam do mutirão.

(Foto/ Portal O Povo/ Prefeito Erculano disse que Prefeitura buscou o Projeto)

O prefeito de Geminiano, Erculano Carvalho (Progressista), frisou que a iniciativa de buscar a ação partiu da Prefeitura de Geminiano que já acompanhava a realização do projeto em Picos.

“Graças a Deus nós tivemos a felicidade de ser contemplado com esse projeto que é um projeto muito bom que oferece atendimento gratuito em muitas áreas da saúde e o Geminiano está de parabéns”, comemorou o prefeito.

Erculano Carvalho informou que a contrapartida da Prefeitura se dá por meio do suporte de alimentação, infraestrutura, logística e transporte.

“Essa é a nossa parceria e eu estou muito grato por estar recebendo esse projeto aqui”, completou.

(Foto/ Portal O Povo/ População sendo atendida na UBS do Povoado Samambaia dos Marques)

O secretário municipal de Saúde de Geminiano, José Genival de Sousa, o “GG”, salientou que a viabilização do “Amigos Itinerante” no município é mais um prova da preocupação da administração com a população geminianense.

“É uma importante parceria com a Universidade Federal com os ‘Amidos da Comunidade’ e isso é de grande importância, mas também só conseguimos viabilizar isso graças as boas estruturas das nossas Unidades Básicas de Saúde que são todas climatizadas, bem equipas e por esse motivo eles optaram pelo município de Geminiano”, encerrou “GG”.

(Foto/ Portal O Povo/ No sábado só serão atendidos os pacientes que forem encaminhados pelas equipes de saúde)

Facebook
Publicidade