Esporte
VOLTA EM GRANDE ESTILO
SEP vira para cima do River e estreia com vitória no seu retorno a Série A
Após vencer o temido Galo por 2 a 1, o Zangão enfrentará o Timon, fora de casa, na próxima quarta-feira (23)
João Paulo - 18/01/2020
Foto/ Portal O Povo
Pedro Henrique em cobrança de falta deu a vitória ao Zangão

O roteiro da noite desta sexta-feira (17), não poderia ter sido melhor para a SEP (Sociedade Esportiva de Picos). Retorno ao Campeonato Piauiense da 1ª Divisão, estádio Helvídio Nunes de Barros lotado, boa atuação e vitória de virada sobre o atual campeão. Esses foram os ingredientes que “temperaram” a vitória do Zangão por 2 a 1 sobre o River Atlético Clube na partida que abriu o certame 2020.

O jogo que reuniu os campeões da Série A e B em 2019, respectivamente Galo e SEP, começou com a equipe picoense pressionando e assustando o tricolor. Mas aos poucos o Galo equilibrou e passou a dominar todas as ações com muita movimentação no ataque, inclusive perdendo uma boa chance com o artilheiro veterano, Eduardo, que aos 14 minutos desperdiçou livre dentro da área. O panorama se manteve e melhor arrumado em campo os visitantes não demoraram a abrir o placar.

Em um lance em que toda imprensa que estava presente ainda está sem entender, o árbitro, Antônio Dib, marcou pênalti para o River após bate e rebate em uma cobrança de escanteio da direita. Apesar das reclamações ele manteve a marcação. Eduardo, com direito a cavadinha, bateu no meio gol de Andrei, que caiu para o canto direito, e abriu marcou o primeiro gol da competição aos 19 minutos do 1º tempo: 1 a 0 River.

Atrás no placar a torcida passou a incentivar ainda mais o Zangão que não se intimidou e voltou a equilibrar a partida. Com boas trocas de passes e inversões de bolas a SEP começou a levar perigo principalmente pela ponta esquerda. E foi justamente por esse lado do campo, depois de um cruzamento do lateral-esquerdo, Toninho Bahia, que quase já havia aberto o placar em um chute cruzando, que o atacante, Raphael Freitas, errou a bicicleta e a bola sobrou para Sassá que chutou firme e rasteiro no canto direito do goleiro, Mondragon, empatando o confronto aos 30 minutos: SEP 1 River 1.

A partir daí o jogo ficou bastante trucando, principalmente pela quantidade excessiva de faltas dos visitantes. Antes do final do primeiro tempo a Sociedade Esportiva de Picos ainda chegou a assustar o River em boas paradas. Contudo, os 45minutos iniciais terminaram mesmo com o empate de 1 a 1.

Na volta do intervalo nem o treinador da SEP, Adelmo Soares, nem o do River, Márcio Goiano, mexeram nas equipes. Nos minutos iniciais os dois times mostraram pressa na tentativa de resolver e passaram a se revezar nos lances de ataque. No entanto, os atletas esbarraram no jogo duro, pegado e bastante tenso.

Com a SEP melhor em campo, o goleiro Mondragon, usou a tática de esfriar a partida caindo e pedindo atendimento após cobrança de fata na área riverina. Na sequência Márcio Goiano fez a primeira alteração colocando Eric Júnior no lugar de Luccas Brasil. Aos 20 minutos Sassá, que era o melhor em campo pelo gol e pela entrega na marcação e criação, sofreu falta perigosa na entrada da área pelo lado direito.

Nesse momento Adelmo Soares aproveitou para fazer primeira substituição colocando o time para frente. O atacante, Pedro Henrique, entrou no lugar do meia Marcelo. E como um predestinado, em seu primeiro lance Pedro Henrique pediu para bater a falta e chutou forte de perna esquerda, a barreira abriu, e a bola morreu no fundo das redes. Vira-vira: 2 a 1 para o Zangão aos 22 minutos da etapa final.

Atrás no placar o Galo se lançou no ataque e passou a assustar nas cobranças de escanteios e faltas. Nesse momento quem apareceu bem foi o goleiro, Andrei. Primeiro, aos 32 minutos, ele mandou para escanteio uma bola mandada para o gol pelo ataque do tricolor após chute cheio de efeito de Bismark. E depois em cobrança de corner, aos 35 minutos, ele espalmou bonito para linha de fundo um cabeçada forte e a queima rouba, evitando o empate.

Aos 39 minutos Erico Junior fez boa jogada pela direita, mas a finalização sem potência não ameaçou o goleiro do time de Picos que defendeu sem maiores problemas. Na reta final da partida o River se lançou com tudo para o ataque e o goleiro da SEP voltou a aparecer de maneira decisiva. A bola foi alçada na área picoense aos 50 minutos e depois de um desvio de cabeça Andrei fez mais uma difícil e excelente defesa garantindo a importante vitória, para alegria da torcida que lotou o “Gigantão da Malva”, na estreia diante de um adversário que é apontado pela crônica esportiva piauiense como um dos favoritos a levar o caneco.

Melhor em campo, não só pelo gol marco e pela falta sofrida no lance que resultou na virada, como também pela entrega, Sassá avaliou que SEP e River fizeram uma bela partida. Ele elogiou o adversário, a quem considera bastante qualificado. Para o atacante, mesmo com as dificuldades que já eram previstas para estreia, os treinamentos dos últimos 30 dias foram importantes para a equipe começar bem no Campeonato Piauiense da Série A 2020.

“A gente vem trabalhando forte para apresentar um bom futebol que é isso que a torcida quer, o que nós queremos e o que a Diretoria quer. E nós vamos tentar buscar esse título para cidade. Picos é um time grande, tem que ser respeitado, do outro lado tinha baitas jogadores, mas nosso lato também tinha belos jogadores e foi um bom jogo e graças a Deus que a gente saiu com a vitória e agradeço a Deus pelo gol. A gente começa com o pé direito e agora é focar com humildade, com os pés no chão para se Deus quiser a gente chegar e brigar por esse título que é importante para todos”, analisou Sassá.

Autor do gol da vitória, logo na primeira vez que tocou na bola, o atacante, Pedro Henrique, estava bastante contente com o desempenho alcançado. Ele comentou a bela cobrança de falta que deu a vitória ao Zangão. “É uma jogada já treinada e não foi algo do momento. Usei a malandragem na batida forte e dali é sem chances para o goleiro”, pontuou, acrescentando que foi um privilégio estrear fazendo um gol e ainda mais o da vitória.

Adelmo Soares elogiou Pedro Henrique dizendo que o atacante já tinha entrado bem nas partidas amistosas. O treinador do Zangão também garantiu que a cobrança de faltas é uma especialidade do comandado. “Deu sorte que pegou uma falta logo ali. É o forte dele e graças a Deus conseguimos fazer o 2 a 1”, comemorou.

Após computar os 03 primeiros pontos na competição a Sociedade Esportiva de Picos voltará a campo pela segunda rodada do Campeonato Piauiense 2020 da Série A na próxima quarta-feira (23). O Zangão enfrentará o Esporte Clube Timon, adversário que derrotou recentemente na final da Série B em 219. O jogo acontecerá no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, a partir das 20h00min.

Facebook
Publicidade