Municípios
VALORIZAÇÃO
Programação alusiva ao aniversário de 24 anos de Paquetá do Piauí exalta a cultura nordestina
O vaqueiro foi a figura central das diversas atividades festivas
João Paulo - 25/01/2020
Foto/ Portal O Povo

Neste sábado (25), o município de Paquetá do Piauí completou 24 anos de emancipação política e administrativa. Para marcar a importante data a administração, “Cuidando da Nossa Gente”, do prefeito, Dr. Thales Pimentel, realizou uma extensa programação ao longo de todo o dia. Em 2020 a festa exaltou a cultura nordestina através da figura do vaqueiro.

CONFIRA IMAGENS

Todas as atividades realizadas na parte da manhã e da tarde buscaram destacar e homenagear o vaqueiro, personagem que no passado, por meio do seu trabalho na lida com o gado, foi de suma importância para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro. A programação contou com cavalgada, missa, almoço e corrida de prado. Uma multidão de amantes da vaqueirama, de todas as partes do Estado, se deslocou até Paquetá do Piauí para participar e abrilhantar a comemoração festiva.

O prefeito, Thales Pimentel, frisou que homenagear o vaqueiro na programação do aniversário de Paquetá do Piauí é uma forma de exaltar a cultura nordestina. Ele destacou que essa homenagem é mais que justa, haja vista que a Região é apaixonada por vaquejada, corrida e por cavalo. Desse modo, o gestor entende que essa valorização é uma forma de contemplar a própria população de paquetaense.

(Foto/ Marcos Valério/ Cavalgada pelas ruas de Paquetá do Piauí)

A programação se iniciou as0 7h00min com a concentração dos vaqueiros. Em seguida foi realizada uma cavalada pelas ruas do município até Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro onde foi realizada a missa dos vaqueiros.

(Foto/ Marcos Valério/ Vaqueiro adentra na igreja com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida)

“A gente sempre faz uma missa, pois primeiro a gente tem que agradecer a Deus, e os vaqueiros sempre gostam. A gente aboiou na missa e isso sempre é uma coisa que corre lado a lado, a religiosidade com a vida do vaqueiro”, pontuou o prefeito Thales Pimentel.

(Foto/ Portal O Povo/ Corrida a pé antecedeu a Corrida de Padro)

Como manda a tradição um boi foi solto em uma área de descampado e o vaqueiro que o laçou primeiro ficou com o animal como prêmio. No início da tarde foi servido um almoço para a vaqueirama na Unidade Escolar Geraldino Clévis.

(Foto/ Portal O Povo/ Prefeito disponibilizou um almoço farto para todos os presentes)

Logo em seguida teve início a corrida de prado, um dos pontos altos da programação alusiva aos 24 anos de emancipação política e administrativa de Paquetá do Piauí. Representantes de haras de várias partes do Piauí participaram da competição acirrada. Mas antes dos equinos entrarem em cena aconteceu uma corrida a pé que reuniu 26 participantes e distribuiu uma premiação de R$ 300,00 reais.

(Foto/ Portal O Povo/ Corrida de jumento abriu a Corrida de Prado)

Depois tiveram início os páreos que contemplaram inúmeras categorias de animais: jumento, pé duro fraco, pé duro forte, mestiço fraco, mestiço forte, potro e cavalo de raça. No total a corrida de prado distribuiu uma premiação no valor de R$ 15.000,00 reais.

(Foto/ Portal O Povo/ Prefeito Dr. Thales Pimentel entrega a premiação aos vencedores)

“Essa corrida de prado já é uma tradição em nosso município desde quando eu como prefeito e Dr. Clayton assumiu como vice-prefeito a gente sempre trouxe desde o começo esse tipo de festas que valorizam nossa cultura”, destacou.

(Foto/ Portal O Povo/ Corrida de pé duro forte)

O vice-prefeito de Paquetá do Piauí, Dr. Clayton, salientou que é uma satisfação para a administração de Paquetá do Piauí realizar um evento que reúne pessoas de toda a Região.

(Foto/ Portal O Povo/ Prefeito Dr. Thales cercado de amigos)

“Isso é uma forma da gestão pública incentivar e beneficiar os moradores da nossa cidade”, concuiu.

(Foto/ Portal O Povo/ Prefeito com o vice-prefeito, Dr. Clayton)

Facebook
Publicidade