Geral
CAJU
Secretaria de Agricultura entrega de mudas de caju para agricultores
Vereador Afonsinho e secretário de Agricultura de Picos fazem entrega de 10 mil mudas de caju
Da Redação - 12/02/2020
Foto/ CCOM Roberto Oliveira

O vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (PP), e o secretário de Agricultura e Abastecimento (SAAB), Aurino Guimarães, fizeram a entrega de 2.200 mudas de caju na manhã da terça-feira (11), na comunidade Chapada do Mocambo. As mudas, um total de 10 mil, foram conseguidas através de uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF) e a Associação Piauiense de Produtores de Sementes e Mudas (APSEM).

“Foi uma satisfação muito grande poder entregar essas mudas, pois estamos tentando, através da Secretaria de Agricultura, restabelecer a cultura do caju aqui na cidade de Picos; ela foi extremamente afetada com a seca dos últimos anos”, declarou o vereador.

Segundo o secretário Aurino Guimarães, inicialmente foram contempladas 12 famílias de produtores de caju da Chapada do Mocambo, que compareceram a sede da Secretaria de Agricultura para fazer o cadastro. Ele informou que as mudas são do “Caju Anão Precoce”, uma árvore de menor porte e cuja a produção é mais rápida, para que a produção seja restabelecida brevemente.

Ele explicou que além da distribuição, há o acompanhamento técnico por parte da SAAB. “Além de conseguirmos as mudas, estamos dando o acompanhamento técnico, pois temos três agrônomos na nossa secretaria e dois estão acompanhando a entrega e distribuição, passando informações sobre o plantio; e a assistência técnica será durante o ano inteiro”, declarou.

A distribuição das mudas continuará nesta quarta-feira (12).  Dessa vez serão entre 3.600 mudas para 20 famílias dos povoados de Mirolândia e Altamira, além de duas famílias do povoado Mosquito. E na quinta-feira a distribuição será na Prefeitura de Picos, para produtores que residem em pontos distintos do município.

A Secretaria de Agricultura pleiteará mais 10 mil mudas junto ao Governo do Estado, uma vez que a demanda tem aumentado.

Hortas comunitárias

O vereador Afonsinho e o secretário Aurino também visitaram as hortas comunitárias na Chapada dos Fornos, onde 10 mulheres estão produzindo com o apoio técnico da Prefeitura de Picos em parceria com o curso de Agronomia da Uespi. O projeto começou a ser desenvolvido ainda em 2019 e já começa a dar resultados.

Assessoria

Facebook
Publicidade