Municípios
EDUCAÇÃO
Jornada Pedagógica de Santa Cruz do Piauí debate vários temas
Durante o evento o novo currículo escolar do município também foi apresentado a comunidade
Da Redação - 14/02/2020
Foto/ Portal O Povo

Ao longo desta semana, de 11 a 14 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação realizou a Jornada Pedagógica preparatória para o ano letivo 2020. Na ocasião foi apresentado a comunidade escolar santacruzense o novo currículo adotado pelo município. Durante o evento, que foi encerrado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), nesta sexta-feira, também foram realizadas palestras que abordaram diversos temas voltados para o dia-a-dia das crianças e adolescentes.

CONFIRA IMAGENS

A Secretária Municipal de Educação de Santa Cruz do Piauí, Marinalva Gonçalves, informou que na abertura da Jornada Pedagógica foi realizada uma Audiência Pública para apresentação do novo currículo escolar conforme Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento, elaborado e apresentado pelos próprios professores, com as diretrizes a serem seguidas foi debatido com a participação da sociedade. Estiveram presentes representantes da comunidade escolar, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Tutelar Municipal e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).

(Foto/ Portal O Povo/ Encerramento da Semana Pedagógica na sede do CRAS)

“Tivemos também uma palestra sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, proferida pelo professor e enfermeiro, Ramiro Marx Marques. Tivemos outra palestra sobre as Relações Raciais com o Coordenador Nacional das Comunidades negras Rurais Quilombolas, Arnaldo Lima, que é de Santa Cruz do Piauí. E encerrando hoje foi proferida uma palestra sobre Suicídio, Depressão, Drogas e Automutilação “Como A Gente Pode Estar Ajudando Os Nossos Jovens”, coma professora Vânia Reis”, informou a secretária de Educação de Santa Cruz do Piauí.

(Foto/ Portal O Povo/ Secretária de Educação, Marinalva Gonçalves, agreadeceu o apoio da Prefeitura para realização do evento)

Na avaliação Marinalva Gonçalves, a Jornada Pedagógica foi bastante positiva para a comunidade escolar tendo em vista que a discussão desses temas levam informações importantes tanto para os educadores como as famílias e os alunos. Ela destacou a discussão em torno da depressão e suicídio entre adolescentes uma preocupação recorrente da Secretaria de Educação. Haja vista os vários casos já registrados no município.

(Foto/ Portal O Povo/ Jornada Pedagógica foi realizada de 11 a 14 de fevereiro)

“Após um dia todo conversando sobre suicídio com a nossa professora Vânia Reis ela prestou muitos esclarecimentos e muito bem contribuiu com os nossos professores. Eles receberam informações para identificar em nossos alunos algum sintoma de depressão para que a gente possa fazer uma intervenção com relação a essa criança junto a família, pois, a gente enquanto escola temos essa obrigação e foi por isso que a gente se preocupou em trazer uma profissional para falar para nossos professores. Não que a gente vá resolver o problema da depressão e do suicídio em nosso município, mas a gente acredita que através da educação nosso professores tem a capacidade de detectar esses alunos que apresentam um quadro depressivo e o professor estando preparado para conversar com esse aluno a gente acredita que vai resolvendo grande parte do problema”, pontuou.

(Foto/ Portal O Povo/ Prefieto, Barroso Neto, participou do evento)

A gestora da Educação de Santa Cruz do Piauí elogiou o prefeito, Barroso Neto (PTB), que esteve no encerramento, pelo total apoio dado a Jornada Pedagógica bem como a contribuição para que a Secretaria realize um bom trabalho. Marinalva Gonçalves também agradeceu aos colaboradores da pasta pelo sucesso do evento.

(Foto/ Portal O Povo/ Novo currículo escolar foi apresentado pelos professores)

“A gente queria agradecer muito a equipe da Secretaria de Educação, aos Diretores e Coordenadores Pedagógicos e os professores. Foram eles que elaboraram o nosso currículo não fomos nós técnicos da Secretaria de Educação. Foram os próprios professores que elaboram e apresentaram o currículo durante a Audiência Pública. Foi um momento muito bom onde a gente viu a responsabilidade dos nossos profissionais em educação, então eu só quero agradecer”, concluiu a Secretária de Educação.

(Foto/ Portal O Povo/ Palestra trattou sobre os temas depressão e suicídio)

Facebook
Publicidade