Municípios
VACINAÇÃO
Dia D de vacinação contra o sarampo movimenta postos de saúde em Paquetá do Piauí
A campanha prossegue até o dia 13 de março
Da Redação - 17/02/2020
Foto/ Assessoria de Imprensa

Dezenas de pessoas procuraram as unidades de saúde em Paquetá do Piauí, tanto na zona urbana como na zona rural, neste sábado (15) em busca da vacinação contra o sarampo, que nesta fase visa imunizar pessoas com idade entre 5 e 19 anos. O atendimento especial no fim de semana acontece por causa do chamado "Dia D", que é promovido pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil.

Quando soube da campanha a dona de casa Cleomar Pereira correu para o posto mais próximo de casa, no centro da cidade, para vacinar a pequena Isabel de Moura. “É muito importante a vacinação, até para proteger nossos filhos. A gente vê noticiando diariamente que o sarampo pode matar então a melhor forma é imunizar, por isso não deixo atrasar nenhuma vacina dos meus filhos”, contou.

A campanha teve início na última segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. O Ministério da Saúde informou que 30 dias após a primeira dose é necessário retornar para receber a segunda dosagem. Quem já tomou as duas doses da vacina não precisa imunizar-se novamente. Vale ressaltar que quem perdeu o cartão de vacina e não se lembra de ter tomado a dose também precisa procurar uma unidade para se imunizar.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa grave e pode ser fatal e se caracteriza por febre, erupção avermelhada na pele e problemas respiratórios. É uma doença viral altamente contagiosa que pode deixar sequelas. A transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreções expelidas pela tosse, espirro, respiração, e o período de incubação, que é o tempo entre contágio e o aparecimento dos sintomas, tem, em média, 12 dias.

Assessoria de Imprensa

Facebook
Publicidade