Geral
MAIS UMA MENTIRA
Hospital Regional de Picos lamenta disseminação de Fake News de que jovem morta teria se movimentado durante sepultamento
Principal unidade de saúde da Região tem sido alvo constante de mentiras maldosas
Da Redação - 31/03/2020
Foto/ José Maria Barros.
HRJL enfrenta uma onda de boatos em meio a pandemia do coronavírus

Depois do boato espalhado na semana passada de que o jogador picoense do Flamengo, Renê, havia doado R$ 01 milhão de reais para aquisição de respiradores, o que chegou a atrapalhar uma vaquinha on-line encampada pela Loja Maçônica Rei Salomão nº 48 de Picos para a aquisição de dois aparelhos, o Hospital Regional Justino Luz voltou a ser alvo de uma Fake News na tarde desta última segunda-feira (30).

Dessa vez a mentira escabrosa dava conta de que uma jovem de 18 anos, que veio a óbito na unidade hospitalar na madrugada, havia “ressuscitado” no momento do seu sepultamento no Cemitério Jardim da Eternidade, no bairro Parque de Exposição.

Durante boa parte da tarde de ontem vários áudios foram compartilhados nas redes sociais dando conta de que a mulher havia chorado, se mexido e até levantado do caixão no momento que ia ser sepultada.

Alguns áudios compartilhados davam conta inclusive que o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), havia sido acionado para levar a jovem de volta para o Hospital Regional.

Ainda na noite de ontem, a Direção Geral e a Direção Administrativa, nas pessoas de Samara Rodrigues Sá e Milena Danda Vasconcelos Santos, através de uma Nota divulgada pela Assessoria de Imprensa, lamentaram a disseminação de mais uma Fake News que teve como alvo o Justino Luz.

Na Nota a Direção informa que a paciente de nome começado pelas iniciais K.M.C.L. veio a óbito por volta de 01h40kmin da segunda-feira em razão de um choque séptico por complicações de uma pneumonia.

“Entretanto, notícias falsas (fake News) divulgadas por redes sociais relatam que a paciente em referência teria possivelmente se movimentado durante o enterro. O hospital informa que o corpo clínico segue todos os protocolos antes de atestar o óbito”, lamentou a instituição em Nota.

A Direção lembrou ainda que nos últimos dias a unidade de saúde foi alvo de outras Fake News, entre as quais de que não dispõe de respirador, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e de que estaria omitindo possíveis casos de coronavírus dos seus pacientes.

“Todas essas informações não condizem com a verdade. O HRJL informa a sociedade que todos os casos de pacientes com COVID-19, comprovados mediante o competente exame laboratorial, serão amplamente divulgados junto a Secretaria de Saúde do Município e Secretaria de Saúde do Estado, respeitando-se a privacidade do paciente”, esclareceu.

A Nota continua informando que o Hospital Regional Justino Luz, além dos EPI’s e respiradores já disponíveis para uso, estará inaugurando nos próximos dias mais dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), ampliando sua capacidade de atendimento para pandemia do COVID-19.

“Por fim, lembramos aos responsáveis pela divulgação desta e de outras notícias falsas, que os mesmos poderão responder pela contravenção de ‘provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto’ previsto no Artigo 41 da Lei de Contravenções Penais”, alerta.

Confira a Nota:

Facebook
Publicidade