Municípios
CONQUISTAS JUSTAS
Vereador de Dom Expedito Lopes defende a causa e consegue a ampliação dos direitos dos autistas no município
Kyldare Gonçalves já apresentou três Projetos que foram aprovados pela Câmara ampliando os direitos das pessoas com TEA no âmbito municipal
Da Redação - 01/04/2020
Foto/ Piauí em Foco

Nesta quinta-feira (02), comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), no final de 2007,

Na Região de Picos, desde o ano passado, o vereador do município de Dom Expedito Lopes, Kyldary Gonçalves (REDE), tem encampado a causa das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Entre os meses de novembro de 2019 e fevereiro de 2020 o parlamentar já elaborou, apresentou e conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores três Projetos de Lei com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos autistas no âmbito municipal.

O Projeto de Lei mais recente, datado de 27 de fevereiro de 2020, instituiu o Dia Municipal da Conscientização do Autista em 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, colocando a data no calendário oficial de eventos do município de Dom Expedito Lopes.

Anteriormente, em 22 de novembro do ano passado, o vereador já havia apresentados os Projetos de Lei 47 e 48 que instituíram respectivamente a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Carteira de Identificação do Autista (CIA).

Nesse último Projeto, Kyldary homenageou a menina, Ohanna Vitória de Melo Lima, de 10 anos, que teve o nome escolhido para batizar a Lei e representar as pessoas com autismo do município, se constituindo em um marco na luta diária dos pais em relação à discriminação ainda muito grande pela sociedade.

(Foto/ Reprodução/ Ohanna Vitória de Melo Lima, de 10 anos, deu o nome a Lei que instituiu a CIA)

Devido ao último PL do parlamentar, voltado para a causa autista, ficou definido o dia 02 de abril como dia Municipal da Conscientização do Autista, e que em Dom Expedito Lopes estava prevista uma programação voltada ao tema na semana do aniversário da cidade no dia 05 de abril, mas, conforme a Secretaria Municipal de Assistência Social, por conta da pandemia do COVID 19 as atividades serão remarcadas para outra data.

O vereador disse que decidiu encapar essa causa inspirado em Maria Claese, mãe da pequena Ohanna Vitória de Melo Lima que dá nome a Lei que instituiu em Dom Expedito Lopes a Carteira de Identificação do Autista.

“Eu ficava acompanhando as postagens e a luta dela para que a filha Ohanna Vitória fosse tratada de forma honesta, conforme a Lei, e também por ter um parente com Transtorno do Espectro Autista, eu decidi encampar esse luta e graças a Deus temos conseguido importantes conquistas”, concluiu Kyldary Gonçalves.

(Foto/ Reprodução/ História de luta da mãe de Ohanna e um caso na família inspiraram Kyldary a lutar pela causa )

 
Facebook
Publicidade