Política
ELEIÇÃO MUNICIPAL
Mais uma vez Picos não terá mulheres concorrendo a Prefeitura
A última vez que uma mulher concorreu ao Palácio Coelho Rodrigues foi em 2012
João Paulo - 23/04/2020
Foto/ Portal O Povo

Em tempos que se prega uma maior participação das mulheres na política, a cidade de Picos, como diz o ditado popular, parece “andar para trás”.

Isso porque pela segunda eleição municipal consecutiva o município não terá sequer uma candidata disputando a corrida rumo ao Palácio Coelho Rodrigues.

Durante vários meses o prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), ainda tentou emplacar o nome da jornalista e diretora do Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM), Maria Santana, como candidata governista.

Mas com as adesões ao nome do empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT), Maria Santana decidiu retirar seu nome da disputa eleitoral ainda no início do mês de março.

(Foto/ Picos 45 Graus/ Maria Santana era a preferida do Prefeito, Padre Walmir, mas pré-candidatura não vingou)

A última vez que Picos teve uma candidata disputando a Prefeitura foi em 2012 quando Tazmânia Gomes de Medeiros, a Belê, então no PSB, concorreu na eleição municipal pela coligação “Unidos Para Fazer Muito Mais!”, formada pelo PP / PPS / PMN / PSB / PV / PRP.

Naquela oportunidade Belê obteve 16.278 votos, que representaram 42,22% da preferência do eleitorado, e ficou em segundo lugar atrás de Kleber Eulálio, do antigo PMDB, que foi votado por 20.641 eleitores o que correspondeu a um percentual de 53,53% dos votos válidos.

Além de Belê, nas últimas seis eleições municipais outras duas mulheres concorreram a Prefeitura de Picos.

Em 2004 a professora Maria Oneide Fialho Rocha, a Oneide Rocha (PT), que concorreu pela coligação “A Vitória é de Picos”, obteve 1.757 votos, que representaram 4,98% do eleitorado, e ficou apenas na quarta colocação.

Já em 2000, Rosa Dina Nunes Guimaraes Braga, a Rosa Dina, então no PPS, concorreu sem coligação, e também ficou na quarta colocação com 1341 votos que corresponderam a 4,552% da preferência dos eleitores.

No ano de 1996 Oneide Rocha já havia disputado a eleição municipal, oportunidade em que obteve 7.582 (26,875%) votos e ficou em segundo lugar atrás de José Néri de Sousa, o Zé Neri, que conseguiu 11.023 votos (39,072%).

Sendo que essa foi vez em que uma mulher mais chegou perto de ser eleita prefeita de Picos, haja vista que a diferença entre a votação de Zé Neri e Oneide foi de apenas 3.441 votos.

(Foto/ Montagem Reprodução Internet/ Belê, Oneide e Rosa Dina)

Pré-candidatos:

Até agora cinco pré-candidados a prefeito, todos do sexo masculino, colocaram seus nomes disponíveis para a eleição municipal em Picos. São eles: Araujinho (PT), Gil Paraibano (Progressista), Gláuber Silva (PDT), Edwaldo Viana (PSL) e Júnior Nobre (PSD).

Facebook
Publicidade