Municípios
MENTIRAS EM MEIO A PANDEMIA
Saúde de Alagoinha do Piauí confirma 07 casos da Covid-19 e esclarece boatos da oposição
O órgão afirma que os novos testes serão realizados com kit
Da Redação - 02/06/2020
Foto: Reprodução

Após divergências de resultados de testes em pessoas que tiveram contato com paciente que testou positivo para novo coronavírus (COVID-19), a Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha do Piauí tomou providências e decidiu suspender a utilização dos mesmos a partir de amanhã, terça-feira, dia 02 de junho.

O órgão afirma que os novos testes serão realizados com kits da marca Bioclin considerada como uma das mais renomadas do mercado e que estes já haviam sido comprados, aguardando apenas a entrega do material.

A Secretaria de Saúde esclarece a respeito da não divulgação do boletim deste domingo, dia 31 de maio. Em nota o órgão afirma que não poderia divulgar sem as notificações oficiais do laboratório responsável, em posse das mesmas.

No entanto, nesta segunda-feira, 1º de junho, a secretaria incluiu no sistema e atualizou o boletim registrando oficialmente no município 07 casos de Covid-19, testados positivo.

A secretaria reforça ainda que serão avaliados caso a caso que necessitar de reteste em tempo oportuno.

“Avaliaremos caso a caso e quem precisar ser retestado será em tempo oportuno”, diz a nota.

Recomendações e orientações

A secretaria recomenda e reforça o pedido para as pessoas que tiveram contatos com casos confirmados sem sintomas (assintomáticos) avisar ao serviço de saúde e ficarem em isolamento domiciliar para serem devidamente monitorados. No casos de contatos com pessoas que apresentaram sintomas é necessário avisar ao serviço de saúde que serão devidamente encaminhados para avaliação conforme necessidade.

“Sobre os testes rápidos seguiremos os critérios do Ministério da Saúde: serão testados sintomáticos respiratórios a partir do 7° dia do inicio dos sintomas”, esclarece.

“O tratamento e acompanhamento dos casos confirmados será garantido pela secretaria e referenciados caso necessário para o CIEM e Hospital Regional em Picos. Porém, tratamentos alternativos é de responsabilidade do paciente”, concluiu fazendo alerta para pacientes que decidirem tratamento alternativo.

A Secretaria Municipal de Saúde pede que as pessoas colaborem com as recomendações dos órgãos de controle.

“Seguiremos firmes na luta contra o COVID-19, porém se não houver uma conscientização da população alagoinhense sobre a extrema necessidade do isolamento social nossa luta será em vão”, concluiu alertando para a colaboração da sociedade.

Prefeito Jorismar Rocha

O prefeito, Jorismar José da Rocha, lamentou o posicionamento do grupo que faz oposição à gestão e tem se aproveitado para espalhar Fake News e mentiras a respeito do combate ao coronavírus (COVID-19), quando o que mais vale é a vida, o ser humano.

“Todo mundo tem que se juntar nessa corrente do bem para salvar vidas e cuidar das pessoas. A política se resolve depois que passar a pandemia. Portanto, quero aqui dizer mais uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde e a gestão do prefeito Jorismar Rocha está à disposição. Sei que erros e falhas acontecem, mas a gestão do município tem tentado de todas as formas combater esse inimigo que já ceifou a vida de milhares de pessoas em todo o mundo que é o coronavírus”, declarou o prefeito de Alagoinha do Piauí.

No boletim atualizado às 19h, nesta segunda-feira, 1º de junho, registra ao todo: 84 casos notificados, 03 suspeitos,  74 casos descartados, 07 confirmados e 128 monitorados.

Do total de 84 casos notificados, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que 48 fizeram testes de amostragem para controle epidemiológico do município no último dia 20 de maio.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade