Geral
SEMAM
Conheça o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos
Hoje, 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente
Da Redação - 05/06/2020
Foto/ CCOM Paloma Alencar

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) de Picos têm desenvolvido ações em defesa do meio ambiente no município e está com projetos de construção de espaço para animais apreendidos.

Antes do isolamento social, a Prefeitura Municipal de Picos através da SEMAM, vinha realizando diversos trabalhos no setor. Algumas ações, devido possíveis aglomerações, foram suspensas. Dentre as ações executadas estão: a fiscalização e apreensão de animais silvestres, fiscalização da degradação ambiental (áreas de alagamento e em degradação), atividades de educação ambiental e palestras em escolas.

Além disso, a secretária Sara Carvalho ressalta novos projetos. “A secretaria está com um projeto chamado ‘Estamos recuperando a sementeira’, e também uma proposta de construir um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), para a gente ter um local para reabilitar esses animais que estamos fazendo apreensão e ter a possibilidade de aumentar mais apreensões no município”, conta.

A população pode ajudar no meio ambiente evitando o desperdício de água, evitando construções em áreas de morro, em margens e em locais com alagamentos. Se policiando diariamente para não agredir o meio ambiente e mantendo os recursos naturais.

As pessoas também podem ajudar a secretaria, denunciando. “Se você ver seu vizinho fazendo alguma coisa de errado que você sabe que está prejudicando o meio ambiente, entre em contato com a secretaria, formalizae a denúncia, e vamos agir. Funciona assim: recebemos a denúncia, averiguamos e entramos em ação”, explica Sara Carvalho. As denúncias podem ser realizadas através do Instagram: @semam_picos.

Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data comemorativa foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como finalidade incentivar na preservação do meio ambiente. Todos os anos é realizada a Semana de Meio Ambiente em Picos. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus esse ano a secretaria não pôde realiza-lo.

CCOM/ Paloma Alencar

Facebook
Publicidade