Geral
LUTO
Corpo do médico, ex-prefeito e ex-deputado estadual Dr. Oscar será velado na Capela de Santa Rita no Hospital Dr. Oscar
Missa de corpo presente está marcada para as 1500min
João Paulo - 24/07/2020
Foto/ Portal O Povo
Dr. Oscar tinha 89 anos

Essa sexta-feira (24), amanheceu mais triste na cidade de Picos. Isso porque veio a óbito o médico, ex-deputado Estadual e ex-prefeito de Picos, Oscar Neiva Eulálio, que era popularmente conhecido como Dr. Oscar, de 89 anos.

O falecimento, provocado por uma pneumonia causada por síndrome respiratória aguda grave, aconteceu por volta das 01h30min da madrugada de hoje no Hospital da Unimed, em Teresina, onde ele estava internado desde o dia 15 de julho.

A expectativa é que o corpo de Dr. Oscar chegue a Picos nesta manhã onde será velado na Capela de Santa Rita de Cássia no Hospital Dr. Oscar, localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no Centro de Picos.

Uma missa de corpo presente será celebrada a partir das 15h00min e em seguida acontecerá seu sepultamento.

Uma das últimas aparições públicas de Dr. Oscar aconteceu durante a programação do aniversário de 129 anos de Picos, no ano passado.

Na ocasião ele esteve na inauguração da reforma da Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios, no povoado Torrões, escola construída há 50 anos durante sua passagem pela Prefeitura de Picos.

Na ocasião, no alto dos seus 88 anos, Dr. Oscar chamou a atenção pelo seu discurso sóbrio, apesar da idade elevada.

“Estou vendo com muita satisfação essa obra [de reforma e ampliação] porque Picos é do nosso coração e eu amo Picos como amo a seu povo”, destacou Dr. Oscar naquela oportunidade.

Dr. Oscar era irmão do empresário e ex-vice-prefeito de Picos, Raimundo Eulálio, que faleceu aos 81 anos e m 05 de dezembro do ano passado.

Além de médico, Dr. Oscar foi prefeito de Picos entre os anos de 1967 e 1970, tendo como vice-prefeito, Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues.

Depois de sair da Prefeitura de Picos concorreu a uma vaga na Alepi (Assembleia Legislativa do Estado do Piauí), tendo sido eleito deputado Estadual por três mandatos (1970 – 1982).

Mas sem dúvida, sua verdadeira paixão era a medicina.

Abaixo segue um resumo sobre os anos iniciais de Dr. Oscar como médico até a fundação do primeiro hospital particular de Picos, o Hospital Dr. Oscar, em 15 de Outubro de 1957.

O texto foi extraído da página do Hospital Dr. Oscar na internet.

(Foto/ Portal O Povo/ Dr. Oscar durante o aniversário de 50 anos da escola dos Torrões)

Confira:

Era uma vez um médico recém-formado que retornara de Salvador-BA para sua cidade natal, Picos-PI, no ano de 1955 e começou a prestar serviço nas instalações de um hospital nomeado São Vicente de Paula. O jovem médico, de nome Oscar Neiva Eulálio, atendia desde casos de parto - onde lidava com o início da vida -, até idosos enfermos - onde esteve de cara com o fim dela. 

Com sua determinação, coragem e vontade de vencer, Oscar decidiu trabalhar na preparação de um centro cirúrgico para o Hospital São Vicente de Paula onde, apesar das dificuldades, buscou meios para tratar da melhor forma aqueles que vinham até a instituição procurando restaurar sua saúde.

Dr. Oscar uniu esforços e os aliou a sua energia, vigor e entusiasmo e passou a instruir pessoas que, apesar de não possuírem formação acadêmica como ele, partilhavam do mesmo sentimento e desejo de ajudar o próximo. Assim, aos "trancos e barrancos", foi sendo formada a primeira equipe médica do que viria a ser o Hospital Dr. Oscar.

Além da falta de mão-de-obra qualificada, Oscar Neiva viu a sua frente um embate ainda maior: a falta de um Conselho Regional de Medicina existente no Piauí. O que não foi suficiente para interrompê-lo de seguir em frente com o sonho de servir ao próximo com o conhecimento adquirido durante a vida. Ao lado de outros ícones da medicina piauiense, Oscar partiu rumo a capital do Piauí (Teresina) e fundou o Conselho Regional de Medicina. 

O jovem médico, através de seu esforço, foi ganhando notoriedade e respeito na área que escolheu para tomar as rédeas de sua vida profissional. Oscar Neiva confessa que, no começo, empregava todo o dinheiro de suas consultas dentro do próprio hospital e que, por vezes, teve que pedir dinheiro emprestado ao próprio pai, Urbano Eulálio, para lidar com seus gastos pessoais.

Dessa forma, de grão em grão, finalmente em 15 de dezembro de 1955 o médico Dr. Oscar Neiva Eulálio conseguiu comprar as instalações do antigo Hospital São Vicente de Paula, transformando-o na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora dos Remédios, que viria a ser chamado de Hospital Dr. Oscar, tamanha a dedicação e amor do médico pelo local.

A inauguração oficial do Hospital Dr. Oscar só veio ocorrer quase dois anos depois, em 15 de outubro de 1957. Desde então a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora dos Remédios vem ganhando espaço e hoje é reconhecida como a instituição de saúde mais tradicional da cidade de Picos, servindo como pólo de apoio a saúde não só aos picoenses, mas a toda a macrorregião.

Facebook
Publicidade