Municípios
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Relatório do TCE aponta pouca transparência na administração do município de Dom Expedito Lopes
Município expeditense ficou apenas na 110ª colocação no Piauí
Da Redação - 05/08/2020
Foto/ Portal O Povo
Prefeito, Valmir Barbosa

Enquanto as Prefeituras das cidades de Paquetá do Piauí (1º colocado), Santa Cruz do Piauí (3º) e Picos (4º), comemoram os primeiros lugares no resultado de um Relatório de Levantamento realizado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado do Piauí), a respeito da transparência na administração pública, um outro município da Região  deixou bastante a desejar nesse quesito.

Gerido pelo contador e prefeito, Valmir Barbosa (Republicanos), Dom Expedito Lopes apareceu apenas na 110ª colocação no levantamento do TCE que avaliou a conformidade dos Portais da Transparência com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Acesso à Informação e Instrução Normativa do próprio Tribunal de Contas do Estado.

Diferente das Prefeituras vizinhas, citadas anteriormente, que os seus Portais da Transparência obtiveram notas 88% (Paquetá do Piauí), 84% (Santa Cruz do Piauí) e 83% (Picos), a Prefeitura de Dom Expedito Lopes obteve a pontuação de apenas 28% no que diz respeito a disposição de dados relacionados a administração municipal nos quesitos transparência, responsabilidade fiscal e aplicação dos recursos públicos.

De acordo com o TCE, “espera-se de um gestor público de excelência não apenas o cumprimento do mínimo exigido no frio texto legal, almeja-se que o mesmo utilize ferramentas gráficas, interativas, layouts agradáveis que possibilitem, de fato, transparências de seus atos para toda a sociedade piauiense, que atraiam a população para o seio do debate público dos recursos públicos que são arrecadados e despendidos”.

O resultado para a Prefeitura de Dom Expedito Lopes, no Relatório de Levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, foi ainda pior na avaliação da transparência com relação à informação referente ao novo coronavírus.

No que diz respeito à transparência, no que tange a COVID, a administração do prefeito, Valmir Barbosa, obteve uma pontuação de apenas 14,29%, o que na avaliação do TCE mostra falta de controle social.

Para o Tribunal de Contas, “neste período de pandemia, em que a informação é ainda mais importante e urgente, o descaso com a transparência mostra-se mais evidente e mais danoso”.

Esse resultado obtido por Dom Expedito Lopes, que deixou bastante a desejar, foi muito criticado pelos vereadores da oposição expeditense e ao mesmo tempo, de acordo com eles, serviu para embasar as várias críticas públicas e denúncias que os parlamentares já fizeram nos últimos anos contra a administração municipal nos diversos órgãos de controle e fiscalização. 

Outro lado:

Nossa reportagem não conseguiu localizar o prefeito, Valmir Barbosa, para comentar o resultado obtido pela Prefeitura de Dom Expedito Lopes nesse Relatório de Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado. 

Facebook
Publicidade