Saúde
ÍNDICE DE TRANSMISSIBILIDADE
Sesapi inicia 11ª pesquisa para identificar taxa de transmissão do coronavírus no Piauí
Picos participa da pesquisa
Da Redação - 30/08/2020
Foto/ Ccom

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com o Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), deu início à 11ª rodada da pesquisa sorológica para identificar a taxa de transmissão do novo coronavírus entre a população piauiense. Ao todo, serão percorridos 11 municípios, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro.

A pesquisa visa saber se o índice de transmissibilidade permanece o mesmo ou sofreu alguma alteração. A meta é alcançar 4.000 entrevistados nas cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Floriano, Picos, Valença, São Raimundo Nonato, Corrente e Uruçuí.

Na última rodada, realizada entre os dias 4 e 8 de agosto, a pesquisa constatou que a taxa de transmissibilidade do novo coronavírus se manteve em 0,74, o que significa que 100 infectados repassam o vírus para outras 74 pessoas. O índice é o menor já registrado no Piauí.

Desde o inquérito realizado entre os dias 15 e 18 de julho, que apresentou redução de 0,87 para 0,74, a taxa permaneceu no mesmo patamar, mesmo com a flexibilização das atividades econômicas, o que mostra que o Piauí teve sucesso na reabertura.

Abordagem

Ao realizar a pesquisa, as equipes abordam as pessoas em suas casas. Em seguida, um morador da casa será sorteado para se submeter ao teste rápido. Caso tenha resultado positivo, a pessoa mais próxima à infectada também será testada.

As equipes estarão devidamente identificadas com crachá e carro caracterizado. As visitas ocorrem entre 7h30 e 18h30. Os pesquisadores pedem aos entrevistados informações sobre doenças pré-existentes, sintomas eventualmente apresentados, contatos com pessoas ou familiares que viajaram e comportamento quanto ao isolamento social. A orientação é para que o pesquisador evite adentrar a residência e mantenha a distância mínima de um metro do entrevistado.

Ccom/ Lorenna Costa

Facebook
Publicidade