Saúde
VISITA
Governador Wellington Dias visita Hospital Regional Justino Luz e entrega leitos de UTI e reforma de alas
Atualmente, o Hospital Justino Luz conta com 20 leitos de UTI exclusivos na área destinada para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 10 leitos para atendimento de pacientes normais
Da Redação - 29/10/2020
Foto/ Ccom

O hospital Regional Justino Luz receberá, nesta sexta-feira (30), a visita do governador Wellington Dias. Na ocasião, o chefe do executivo estadual fará a entrega de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de duas novas alas, reformadas e climatizadas. Localizado na cidade de Picos, o HRJL atende, atualmente, mais de 600 mil habitantes em 42 municípios das regiões do Vale do Guaribas, Sambito e Canindé e realiza uma média de 7 mil atendimentos por mês através do sistema único de saúde (SUS).

O hospital é administrado pela Fundação de Serviços Hospitalares do Piauí (FEPISERH) e foi selecionado pelo Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE–PI) como um dos hospitais de referência para o enfrentamento ao coronavírus no interior do estado.

Através da Fundação e o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o governo do estado investiu ainda mais na estruturação do Justino Luz, oferecendo condições para enfrentamento da pandemia da Covid-19 na macrorregião de Picos. Tais investimentos se deram tanto na sua estrutura física e de equipamentos, quanto de pessoal, no que se refere à capacitação e treinamento dos profissionais para o atendimento a todos os pacientes que necessitassem dos serviços do hospital.

“Assim, de forma contínua, estão sendo implementadas uma série de melhorias na unidade hospitalar, que vão desde a ampliação dos leitos de UTI, passando pela aquisição e instalação de novos equipamentos e também a capacitação de pessoal, melhorias que visam incrementar, modernizar os setores e otimizar seus atendimentos”, diz Pablo Santos, presidente da FEPISERH.

Atualmente, o Hospital Justino Luz conta com 20 leitos de UTI exclusivos na área destinada para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 10 leitos para atendimento de pacientes normais e 35 leitos clínicos na enfermaria SRAG. Também foram instalados novos equipamentos hospitalares, como monitores, ventiladores, capinógrafo, camas hospitalares elétricas; aquisição de veículo para transporte de pacientes; incremento do parque tecnológico e laboratorial; aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dentre outras melhorias que fazem parte dos investimentos realizados. Outra prioridade da direção da Fepiserh e do Justino Luz foram os investimentos na capacitação das equipes de profissionais atuantes na unidade hospitalar, com melhoria nos fluxos de atendimentos e no protocolo de uso das medicações.

“Todas estas ações foram decisivas para o êxito na recuperação dos pacientes acometidos com a covid-19 e continuaremos investindo em melhorias, sem medir esforços, para contribuir na qualidade dos serviços prestados, evidenciando que a unidade hospitalar se encontra apta a proporcionar o atendimento necessário às demandas da população”, destaca o presidente da Fundação, Dr. Pablo Santos.

Reconhecimento internacional

As ações implementadas pela Fundação Hospitalar com o apoio do governo do estado e da SESAPI também elevaram o Justino Luz a um nível de atendimento e qualidade na prestação de serviços para além dos casos de coronavírus.

Hoje, o Hospital também é referência internacional por ter sido contemplado com o certificado “Ready Hospital Awarded to 2020” entregue pelo Instituto Angel e pelo laboratório Boehringer Ingelheim em reconhecimento à qualidade do atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC). A premiação aconteceu no último dia 23 de setembro e torna o Justino Luz o primeiro no estado a receber esse reconhecimento e se tornar referência no tratamento de AVC.

“Estamos sempre investindo na estruturação do hospital, capacitação dos colaboradores e segurança no ambiente hospitalar para garantir um acolhimento com resolutividade. Esse êxito que o hospital conquistou é uma vitória para a saúde do Piauí, assim como para os colaboradores da casa. Nossas equipes estão de parabéns pela dedicação e compromisso em oferecer serviços de forma eficiente para toda população de Picos e região”, avalia Pablo Santos, presidente da Fepiserh.

Ascom Fepiserh

Facebook
Publicidade