Geral
ACESSO A INTERNET
Governo distribuirá mais de 140 mil chips com internet a estudantes da rede estadual
Além dos chips da Claro, a Embratel ajudará na gestão do consumo de dados e na comunicação entre alunos e professores
Da Redação - 21/11/2020
Foto/ Reprodução Site da Claro

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), distribuirá mais de 140 mil chips aos estudantes da rede pública estadual em solenidade que acontece no Palácio de Karnak, nesta segunda-feira, 23, a partir das 8h. A ação tem o objetivo de garantir que os estudantes matriculados na rede estadual de ensino tenham acesso à internet diante do cenário de pandemia e de aulas remotas.

Os chips da operadora Claro adquiridos possuem tecnologia 4G e pacote de dados de 20 giga mensal, para que os alunos tenham acesso aos conteúdos educacionais disponibilizados pela Seduc em plataformas digitais de videoaulas, Canal Educação, Pré-Enem Seduc, bem como o aplicativo iSEDUC Aluno, onde são disponibilizadas as aulas produzidas pelos professores.

Segundo o secretário da Educação Ellen Gera, o Estado buscou fazer a aquisição dos serviços da operadora de telefonia com maior cobertura no território piauiense.  “O governador Wellington Dias é muito sensível à realidade dos nossos estudantes e a aquisição destes chips de dados é uma prova disso. Procuramos as operadoras que trabalham no nosso Estado e conseguimos fechar parceria com a Embratel e Claro, que estão presentes em 170 munícipios e com isso vamos conseguir ampliar o acesso dos nossos estudantes ao conteúdo digital que estamos disponibilizando por meio do Canal Educação e outras plataformas”, reforçou o secretário.

A Embratel também fornecerá uma solução inovadora que facilitará a gestão de dados pela Secretaria de Educação e a comunicação entre professores e estudantes. Por meio da solução da Embratel, a Secretaria poderá estipular regras de uso das linhas móveis; determinar os sites e aplicativos que poderão ser acessados, analisando o consumo deles; bloquear ou desbloquear o compartilhamento de hotspot nos dispositivos e vincular o chip com um determinado aparelho para que ele não funcione em outro celular, por exemplo. Isso possibilita monitorar o consumo de forma mais assertiva, assegurando o uso de dados de maneira eficiente e disponibilidade de conectividade durante todo o ano letivo.

Os professores poderão se comunicar com os estudantes com a solução da Embratel, enviando mensagens e arquivos via push, por exemplo, para orientá-los sobre quais conteúdos devem ler ou quais aulas devem assistir. Em uma plataforma, poderão acompanhar a evolução dos estudos, tornando mais próxima a interação com os estudantes quando não estiverem juntos em sala de aula.

“Esse projeto é pioneiro no País pois é o primeiro que une a entrega de conectividade integrada à gestão de dados para uma Secretaria de Educação do Estado. Estamos muito felizes por participarmos dessa iniciativa inovadora e temos certeza de que vamos ajudar o Piauí a levar o ensino do Estado para o próximo nível”, afirma Maria Teresa Lima, diretora-Executiva da Embratel para Governo.

Em levantamento realizado pela Seduc, foi constatado que, desde o início da suspensão das aulas presenciais, 86% dos estudantes matriculados na rede estadual tiveram acesso às aulas remotas.

Desde o dia 19 de março, cerca de 230 mil estudantes da rede estadual, das 656 unidades escolares, nos 224 municípios, estão com as aulas presenciais suspensas e, apesar da distância entre professores e estudantes, 195.790 alunos tiveram acesso aos conteúdos por meio de aulas on-line ou atividades impressas.

SERVIÇO: ENTREGA DE CHIPS COM INTERNET PARA ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL

DATA: 23/11/2020

HORÁRIO: 8H

LOCAL: PALÁCIO DE KARNAK

Ccom/ Lívia Barradas

Facebook
Publicidade