Geral
ABASTECIMENTO
Semar prepara retomada da construção de adutoras que beneficiarão o semiárido piauiense
Secretária, Sádia Castro, visitou obra do sistema adutor das barragens Bocaina/Piaus
Da Redação - 23/01/2021
Foto/ Ccom Semar Piauí
De início um levantamento de todo o material que está estocado foi realizado pelos engenheiros da Diretoria de Recursos Hídricos da Semar

O Governo do Estado do Piauí, através da Semar (Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Piauí), em breve ampliará o abastecimento de água em Bocaina, Sussuapara, Picos, Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa.

Isso acontecerá através do sistema adutor das barragens de Bocaina, no município de Bocaina, e Piaus em São Julião.

Na sua primeira parte o projeto da adutora Bocaina/Piaus prever o direcionamento de água da barragem de Bocaina para abastecer as cidades de Bocaina, Sussuapara e Picos.

O local previsto para a captação de água da barragem de Bocaina tem a capacidade de 54 milhões de metros cúbicos de água e é composto por plataformas e bombas que bombearam a água para uma estação de tratamento situada a 300 metros acima do reservatório d’água.

“Depois de passar por todo o processo de retirada de impurezas, a água será direcionada ao abastecimento das cidades de Bocaina, Sussuapara e, em maior quantidade, para a cidade de Picos, em um trecho chamado de ramal Bocaina”, explicou Moura Neto, engenheiro civil e agrimensor da Diretoria de Recursos Hídricos da Semar.

Já na sua segunda etapa o projeto da adutora Bocaina/Piaus prever a captação de água da barragem Piaus, em São Julião, que depois de trada em uma estação, distribuirá por bombeamento a água para as cidades de Alagoinha do Piauí, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa.

“Esses municípios são os que mais passam por períodos de estiagem. Eu nasci e me criei no semiárido, entendo a problemática da falta de água nessa região. A conclusão dessa obra é uma prioridade da gestão do Governador Wellington Dias”, enfatizou Sádia Castro.

Na última quinta-feira a Secretária de Estado de Meio Ambiente do Piauí, Sádia Castro, esteve, esteve nos municípios de Bocaina e Sussuapara para inspecionar as obras do sistema adutor das barragens Bocaina/Piaus.

De acordo com Sádia Castro, de início um levantamento de todo o material que está estocado foi realizado pelos engenheiros da Diretoria de Recursos Hídricos da Semar.

A secretária esteve ainda no reservatório de Bocaina, que tem a capacidade de 100 mil litros e será o responsável por distribuir a água para consumo humano.

Com informações da Ccom/ Maria Carvalho

Facebook
Publicidade