Saúde
ADIMPLÊNCIA
Saúde de Picos paga mais de R$ 2,6 milhões a prestadores e regulariza atendimentos
Foram efetuados pagamentos a clínicas de exames, fisioterapia, reabilitação e laboratórios
Da Redação - 17/02/2021
Foto/ CCOM
Dívida quitada pela SMS era referente aos meses de setembro, outubro e novembro

Nesta quarta-feira, 17/02, o Secretário Municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil de Medeiros, comemorou mais uma adimplência com pagamento das clínicas de exames, fisioterapia, reabilitação e laboratórios que prestam serviço para a saúde pública do município referente aos meses de setembro, outubro e novembro do ano de 2020, o que havia ficado acertado após o aval do Ministério Público em uma reunião em 03/02.

Esses débitos impediam a regular prestação de serviços aos usuários do SUS em Picos. O secretário já havia se comprometido com o Ministério Público de quitar esses meses e, indo além, pagou também dezembro de 2020.

“Estamos cientes da nossa responsabilidade enquanto gestores, de manter a estrutura da saúde pública funcionando adequadamente, sempre pronta para atender às demandas dos picoenses em exames, reabilitação, cirurgias eletivas e de urgência, sejam de alta, média ou baixa complexidade. Para que isso funcione precisamos das parcerias firmadas com prestadores de serviços nesta área. E sempre dentro da filosofia de que quem trabalha deve receber a justa contrapartida, nos esforçamos para quitar débitos que impediam o pleno funcionamento dessa rede de assistência no município, sendo que fomos além do que acordamos com o MP e pagamos, também, o mês de dezembro” explicou Aldo Gil.

“Nós entendemos o porquê de alguns prestadores não terem continuado a prestar os serviços e como sabemos da urgência desses atendimentos, e da importância fundamental dos prestadores de serviços para quem se utiliza do Sistema Único de Saúde, conseguimos solucionar essa questão pagando esses valores atrasados após uma rigorosa conferência de todas as quantias devidas pelos atendimentos efetivamente realizados” disse o Secretário.

Os valores em aberto, segundo o próprio Secretário, ultrapassam R$ 2.600.000,00 (dois milhões e seiscentos mil reais) e foram integralmente pagos nesta data.

Pensando na continuidade dos serviços essenciais para a saúde da população picoense, o Prefeito Gil Paraibano delegou ao Secretário Municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil de Medeiros, a tarefa de regularizar todos os débitos encontrados pela atual gestão naquela pasta.

Os recursos utilizados para quitar esse débito são provenientes do MAC - limite financeiro da média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar.

A urgência e comprometimento do secretário Aldo Gil ao pagar os meses atrasados se dá ao motivo que quando há débitos na área da saúde, o município fica impedido de ter acesso a recursos federais e outras verbas destinadas a manutenção e investimentos em serviços que são essenciais para a população que faz uso do Sistema Único de Saúde, como atendimentos médicos, exames e intervenções de reabilitação e cirurgias de baixa e média complexidade ofertados pelo SUS.

CCOM / Fátima Miranda

Facebook
Publicidade