Política
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Câmara de Picos aprova Projeto que autoriza compra de vacinas pelo município
Aprovação do projeto concede o direto do município de aderir ao consócio nacional para aquisição de vacinas
Da Redação - 10/03/2021
Foto/ Assessoria de Imprensa

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 10, a Câmara Municipal de Picos aprovou projeto de lei do Prefeito Municipal, que ratifica o protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para o combate a pandemia do Coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos. O projeto foi votado por unanimidade pelos vereadores.

O presidente da câmara, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), disse que a aprovação do projeto, concede o direto do município de aderir ao consócio nacional para aquisição de vacinas.

“O prefeito nos encaminhou na segunda-feira, pedindo que nós tivéssemos atenção que o projeto merece, e com isso encaminhamos para a comissão de constituição e justiça para que fizesse a avaliação imediata, todos os vereadores que integram a comissão foram favoráveis, e com isso já encaminharam ontem mesmo para a presidência, para que a gente encaminhasse para o plenário. Então convocamos os vereadores para que fizéssemos duas sessões extraordinárias e hoje já conseguimos fazer a votação, por unanimidade desse projeto que concede o direto do município de aderir ao consócio nacional para aquisição de vacinas, insumos, medicamentos e que com certeza ele vai sancionar ainda hoje, amanhã deverá já estar publicado e com isso o direito a adesão já estará autorizada pela câmara para que o município possa integrar ao consórcio e adquirir as vacinas” disse.

Chaguinha disse ainda que com a aprovação, o município poderá adquirir as vacinas através dos recursos enviados para o combate a covid-19. “Nós entendemos que com a aprovação, o prefeito poderá utilizar do dinheiro que vem para o Covid, para comprar as vacinas, comprar medicamentos e insumos que vem melhorar a condição de vida do povo de picos e tranquiliza-los em relação à pandemia, principalmente para que a gente possa com isso, ter mais liberdade de voltar ao trabalho e de poder a nossa cidade, que é uma cidade pujante, crescente, poder produzir mais e continuar crescendo no cenário econômico do estado do Piauí” afirmou.

Segundo o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, o município já está apto para comprar vacinas através de consórcios, agora é aguardar que apareça algum consórcio com a finalidade de adquirir vacinas, além das que o governo envia. 

“A cidade de Picos juntamente com mais 14 municípios do Piauí fizeram essa adesão, no caso específico de Picos, nós já conseguimos aprovar em duas votações aqui na Câmara, e agora nós estamos aptos para aderir essas vacinas através de consórcios. Se houver um consórcio com financiamento da indústria e do comércio, as cidade que tiverem aderido a esse consórcio vão receber gratuitamente essas vacinas, as que estiverem cadastradas como Picos está hoje. Caso haja a possibilidade do município comprar, Picos hoje ainda tem na faixa de R$ 4,5 milhões na conta Covid, por exemplo, a vacina da Coronavac custa em média cinco dólares, então sairá em torno de R$ 30, então Picos hoje tem capacidade de comprar vacinas. De uma forma ou de outra, vamos buscar meios extras para conseguirmos conseguir vacinas extras para nossa cidade”, afirmou.

Estiveram presente na sessão os vereadores Chaguinha (PTB); Pedro Pio (PP); Toinho de Chicá (PP); Filomeno Portela (PP); Maté (PP); Dalva Mocó (PTB); Gilson Nunes (PTB); Hugo Victor (MDB); Rinaldinho (MDB); Afonsinho (MDB); Renato (PT); Wellington Dantas (PT),  Valdívia Santos (PT) e Zé Luís (MDB).

Assessoria de Imprensa

Facebook
Publicidade