Saúde
MAIS DE 21 MIL DOSES
Estado recebe vacina Janssen nesta quinta-feira e distribuirá a todos os municípios do Piauí
Todos os municípios do Piauí vão receber doses desta vacina
Da Redação - 24/06/2021
Foto/ Ccom

O Estado do Piauí recebe, na tarde desta quinta-feira (24), o primeiro lote da vacina da Janssen, contendo 21.250 doses. Também estarão nesta remessa 44.800 doses da CoronaVac.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, todos os municípios do Piauí vão receber doses de vacina da Janssen. “Esta é mais uma vacina para ajudar na aceleração da vacinação dos piauienses. Pedimos aos municípios que assim que receberem estas doses, apliquem o mais rápido possível na população e façam o registro nos sistemas”, ressalta.

Além de ter se mostrado segura e eficaz e ter a aprovação emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o fim de março, a vacina da farmacêutica Johnson & Johnson traz uma vantagem importante: precisa de apenas uma dose para a imunização completa. “Isso amplia o número de pessoas totalmente imunizadas e facilita todo o processo, uma vez que quem tomar a vacina da Janssen já terá cumprido o esquema vacinal. Lembramos àqueles que tomaram a primeira dose de outra vacina que procurem os postos de saúde nas datas estabelecidas pelos municípios, a fim de completar sua imunização”, lembra o secretário da Saúde.

As vacinas Janssen e CoronaVac serão distribuídas de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite. Sendo 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos; 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

Sexta

Na próxima sexta-feira (25), o Piauí também vai receber 31.590 doses da Pfizer. A previsão é que o avião com os imunizantes aterrisse no aeroporto Petrônio Portela às 15h30, mesmo horário previsto para as vacinas que chegarão nesta quinta-feira.

Por conta das vacinas chegarem em dias diferentes, a Secretaria de Estado da Saúde vai realizar a entrega dos imunizantes, às regionais de saúde, no sábado (26), para que os municípios possam fazer a retirada. “Nossas equipes estarão de plantão, no sábado, para distribuírem aos municípios assim que elas estiverem com as regionais. Pedimos às secretarias municipais de Saúde que possam retirar essas vacinas o mais rápido possível e realizem a vacinação”, destaca Florentino Neto.

Ascom Sesapi

Facebook
Publicidade