Saúde
VIDEOLAPAROSCOPIA
Hospital Regional de Picos passa a realizar cirurgias por vídeo
O primeiro procedimento será uma colecistectomia (retirada da vesícula)
Da Redação - 29/06/2021
Foto/ Reprodução

O Hospital Justino Luz, administrado pela Fepiserh, em Picos, vai realizar na sexta-feira (02) a sua primeira cirurgia por videolaparoscopia. Com o novo aparelho, um dos mais modernos do mercado, é possível realizar pequenos cortes com o auxílio de uma câmera de vídeo. O projeto foi iniciado na gestão do ex-presidente da Fepiserh, o deputado Pablo Santos.

O primeiro procedimento será uma colecistectomia (retirada da vesícula). Menos invasiva, a cirurgia contribui para uma recuperação mais rápida dos pacientes.

As principais vantagens da videolaparoscopia são a diminuição do sangramento e das dores no pós-operatório e menor tempo de internação, permitindo uma maior rotatividade nos leitos.

O equipamento adquirido pela Fepiserh é o único da região em hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a diretora técnica da Fepiserh, Nara Nunes, foram adquiridas câmeras, pinças e todo o material necessário para as cirurgias. “ Foi um projeto planejado pelo ex - presidente da FEPISERH, deputado Pablo Santos. Com esse apoio estamos conseguindo dar início a um marco histórico no Hospital Justino Luz. Dessa forma, a Fepiserh segue trabalhando para melhorar o atendimento e prestar bons serviços a toda a macrorregião de Picos”, destaca a diretora.

A diretora do Hospital Justino Luz, Samara Sá, destaca que a demanda por cirurgias é crescente e a videolaparoscopia vai gerar uma maior rotatividade nos leitos hospitalares. “ São muitos fatores positivos: a recuperação mais rápida, menor trauma na parede abdominal, menor risco de infecção, menor custos de medicação. Isso dos deixai muito feliz”, afirma Samara.

O Presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues ressalta os benefícios para o paciente com os novos equipamentos. “Além do pós-operatório ser mais rápido e menos doloroso, a parte estética também é outro fator importante, pois são realizadas apenas pequenas incisões”, destaca o presidente.

Assessoria de Imprensa

Facebook
Publicidade