Municípios
HOMENAGEM
Mestres da cultura popular de Simões são homenageados durante a programação do aniversário de 67 anos do município
Título Patrimônio Vivo Simonense foi dado a 12 personalidades da cultura local
Da Redação - 20/07/2021
Foto/ Reprodução
Os “Patrimônios Vivos de Simões” são mestres da cultura popular simonense de notório saber reconhecidos como patrimônio vivo cultural do município

O primeiro dia da programação alusiva aos 67 anos de emancipação política e administrativa de Simões foi encerrado com a realização de uma Live e a exibição de um documentário.

Denominada de “Título do Patrimônio Vivo Simonense”, o evento que foi transmitido pelo Canal da Prefeitura no Youtube, aconteceu na noite desta última segunda-feira (19), na Quadra Alceu Barbosa de Carvalho (Escola CEM).

Fizeram parte da Mesa de Honra da Live o prefeito, Zé Ulisses (Progressistas), a primeira dama e secretária de Saúde, Isamária Dantas, a vice-prefeita, Claudeir Feitosa (PSD), o secretário de Administração e Planejamento, Edilberto de Carvalho, o presidente da Mesa Diretora da Câmara de vereadores, Luciano César (Progressistas), o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Magno Dantas, a secretária de Cultura, Ana Gardênia Lopes e a professora, Teresina Carvalho.

Os “Patrimônios Vivos de Simões” são mestres da cultura popular simonense de notório saber, reconhecidos como patrimônio vivo cultural do município que receberam esse título como reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos tempos de forma a permanecer viva a cultura local e Regional.

A homenagem feita pela Secretaria de Cultura ocorreu devido o município de Simões ser rico culturalmente, pois tem uma gente que traz consigo um fazer cultural, sendo assim essa pessoas não poderiam ficar de fora das festividades de emancipação política e administrativa promovidas pela Prefeitura.

Desse modo a administração do prefeito, Zé Ulisses, conferiu o merecido título de “Título do Patrimônio Vivo Simonense” a 12 homens e mulheres que há décadas fazem permanecer viva a cultura nos seus diversos segmentos.

Os homenageados foram: Ana Davina dos Santos e Silva (reisado), Ana Maria de Oliveira (artesanato em barro), Evaristo Avelino de Oliveira (música), Fátima Vitalina da Silva (religiosidade), Francisco Cesário Alves (vaqueiro), Francisco das Chagas Araújo (artesanato em zinco), Geraldo Alves de Sousa contador de histórias), Helena Idalina da Costa (artesanato em palha), José Bezerra da Silva (casa de farinha), José Nascimento Filho (artesanato em ferro), Josefa Antônia da Conceição (culinária) e Maria Carvalho (bordadeira).

Antes da solenidade homenagem em si foi apresentando um documentário mostrando um pouco da história desses mestres da cultura simonense.

Após a exibição do documentário, a cantora, Ana Maria, que é mais conhecida com Aninha, fez uma apresentação musical e em seguida os membros da mesa de honra conferiram a homenageado a cada um dos homenageados da noite.

Depois da entrega do “Título do Patrimônio Vivo Simonense”, Zé Ulisses foi homenageado com um singelo arranjo de cactos feito pela artista plástica, Marleide Dias.

Em seu discurso o prefeito, Zé Ulisses, disse que embora vivenciamos um momento triste, por causa da pandemia do novo coronavírus, as comemorações festivas em alusão a aniversário de 67 anos de Simões começaram com uma noite muito especial.

“Temos aqui homens e mulheres que fizeram e ainda continuam fazendo história no nosso município que deixaram sem nenhuma dúvida um legado muito importante para o nosso município e quero parabenizar todos os 12 Patrimônios Vivos que são pessoas especiais para a população de Simões e a história de vocês vai ficar gravada nesse documentário que vai servir para os netos de vocês e outras gerações lembrarem do serviço que vocês prestaram aqui no nosso município”, encerrou Zé Ulisses.

Facebook
Publicidade