Política
GOVERNO
Wellington Dias participa de assembleia com governadores do Consórcio Nordeste para deliberação de projetos
Em assembleia com os governadores, foi manifestada a preferência pela compra das ações das agências de distribuidoras de gás da região Nordeste
Da Redação - 25/08/2021
Foto/ Ccom
Em assembleia com os governadores dos estados nordestinos, foi manifestada a preferência pela compra das ações das agências de distribuidoras de gás da região

Em viagem ao Rio Grande do Norte O Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias (PT), participou nesta quarta-feira (25), de reuniões deliberativas com os governadores do Consórcio Nordeste. Na oportunidade, foram discutidos temas como a compra de ações das agências distribuidoras de gás do Nordeste, a ampliação da conexão via fibra óptica para a região, compromisso de investimento na geração de energia limpa, além da elaboração de uma carta que reafirma o compromisso dos governadores com a manutenção da segurança e democracia do país.

Em assembleia com os governadores dos estados nordestinos, foi manifestada a preferência pela compra das ações das agências de distribuidoras de gás da região. “Exercendo esse direito de preferência, mantemos o compromisso com um setor estratégico de uma região produtora de gás. Com isso, fazemos o uso de forma planejada em relação ao gás”, relata Wellington Dias.

Outro ponto discutido pelos governadores do Consórcio Nordeste foi o compromisso da ampliação da conexão via fibra óptica para todos os municípios da região, garantindo a inclusão digital dessa região. “Com isso, vamos avançar de forma moderna na telemedicina, tele educação, tele segurança, do comércio e setor privado. Garantir com essa educação, bons resultados para o nordeste”, pontua o governador.

Na assembleia foi determinada ainda a projeção de modelagens de Parcerias Público-Privado para a substituição das fontes de geração de energias atuais por energias limpas como a eólica e solar. “Aprovamos o projeto que garante, por parte dos estados, a comissão de uma manifestação de interesse público para que modelagens de parceria público privado possamos alcançar a substituição o equivalente ao que os estados consomem de energia, por energia limpa. somos a região das energias limpas como a eólica e solar, com isso, queremos estar em concordância com o acordo de Paris, na linha do compromisso ambiental”, declarou Wellington Dias.

Os governadores ainda elaboraram uma carta em que manifestam o compromisso dos governadores nordestinos na manutenção da defesa e democracia do Brasil. “Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição. Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil”, diz trecho da carta do Consórcio Nordeste.

Carta Governadores 25.08.21

Ccom

Facebook
Publicidade