Política
IML
Audiência Pública na Câmara de Vereadores debaterá a instalação de um Centro Regional de Perícia de Polícia Científica em Picos
Poder Legislativo Picoense marcou a audiência para o próximo dia 23 de setembro
Da Redação - 01/09/2021
Foto/ Assessoria de Imprensa da Câmara
São esperadas as presenças do Juiz do Trabalho, do Procurador do Trabalho, além dos vereadores, deputados Estaduais e Secretários de Estado que estão a frente dessa questão

Preocupada com a situação da população de Picos no que diz respeito a falta de um Instituto Médico Legal (IML),  no município picoense, o que causa demora para a realização do sepultamento de entes querido que morrem de forma violenta, haja vista a necessidade da realização do exame cadavérico o que só ocorre em Floriano e Teresina, a Câmara de vereadores aprovou um Requerimento para realização de uma Audiência Pública para tratar sobre o assunto com representantes do Governo do Estado do Piauí.

“Tivemos um entendimento com o deputado, Nerinho, e resolvemos fazer um encontro em Teresina, ocorrido na última quarta-feira [dia 25 de agosto] com as presenças da deputada, Belê, do deputado, Nerinho, do deputado, Severo, do deputado, Carlos Augusto e do deputado, Pablo Santos, onde todos os deputados votados na Região de Picos foram solícitos ao nosso Requerimento e com isso fizemos uma reunião com a secretária de Administração, Ariana Benigno, com o secretário de Segurança, Coronel Rubens Pereira e também com o secretário de Saúde, Florentino Neto”, informou o presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereador, Chaguinha (PTB).

Nesta última segunda-feira (30), o presidente da Câmara, além de outros vereadores receberam na cidade de Picos, para uma visita in loco no Hospital Regional Justino Luz e na sede da Delegacia de Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTDL), uma comitiva formada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, o Diretor da Polícia Técnico Científica do Piauí, Antônio Nunes e os deputados estaduais, Belê Medeiros (Progressistas) e Nerinho (PTB).

“Com isso vimos a estrutura do Hospital Regional onde funciona a área de necropsia e lá da para fazer uma adequação de acordo com as exigências da Justiça do Trabalho. Já tivemos uma Audiência com o Juiz do Trabalho, Dr. Luís Fortes, e foi decidido que o Estado fazendo as adequações necessárias haverá a possibilidade de o IML voltar a funcionar aqui em Picos no Hospital Regional”, destacou o vereador Chaguinha.

O presidente da Câmara também falou que a Audiência Pública para tratar sobre o assunto está prevista para acontecer no próximo dia 23 de setembro no Poder Legislativo Picoense com as presenças do Juiz do Trabalho, do Procurador do Trabalho, além dos vereadores, deputados Estaduais e Secretários de Estado que estão diretamente envolvidos nessa questão.

“Então a gente espera que nos próximos 30, 45 dias, tenhamos um resultado satisfatório no que diz respeito ao IML e a construção de um Centro de Perícias Médicas voltado para balística, voltado para criminalística, para que Picos possa ter a sua estrutura necessária e evite esses deslocamentos para Floriano, Oeiras ou Teresina”, pontuou o parlamentar picoense.

Presente na visita a Picos, o secretário de Segurança, Coronel Rubens Pereira, disse que a determinação do Governador, Wellington Dias (PT), é que se encontre uma solução para o problema do Instituto Médico Legal em Picos.

“Por conta de uma decisão judicial os exames estão sendo realizados lá na cidade de Floriano e às vezes tem que ir até para Teresina, dependendo da dimensão da perícia, nós inclusive já estivemos tratando com o Juiz Substituto da Justiça do Trabalho para tentarmos um ajuste. Nós temos uma alternativa sem ferir a legislação do trabalho para funcionar em um espaço separado lá no Hospital Justino Luz então essa alternativa nós vamos levar oficialmente a Justiça através da Procuradoria Geral do Estado, mas é uma solução provisória porque nós queremos uma solução alternativa definitiva que é a construção de um grande Centro Regional de Perícia de Polícia Científica que envolve tanto outros tipos de perícia como também a perícia em corpos. É isso que nós queremos qualidade da Polícia Científica na Região para atender toda a população”, pontuou o secretário de Segurança, Coronel Rubens.

Em relação ao local onde seria construído o Centro Regional de Perícia de Polícia Científica, uma das alternativas é um prédio do PROSAR (Programa de Saúde e Saneamento Rural do Estado do Piauí), localizado no bairro Aerolândia, onde está sendo feito um estudo de viabilidade.

“Nós estamos verificando essa possibilidade, através da nossa equipe técnica, para a instalação desse grande Centro [Regional de Perícia de Polícia Científica] que atenderá não só Picos, mas toda a Região. E os instrumentos que estão sendo comprados, que estão sendo adquiridos são exatamente para dar mais qualidade e resolver de forma definitiva essa demanda que é grande aqui na Região”, concluiu.

Facebook
Publicidade