Geral
COMBATE AO FOGO
Corpo de Bombeiros realizam força-tarefa para combater focos de incêndios em cidades do Piauí
O Governo do Piauí, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBM-PI), está realizando uma força-tarefa em várias regiões do estado
Da Redação - 09/09/2021
Foto/ Reprodução
Carros-pipa estão sendo usados na operação, além de reforços com viaturas e caminhonetes para deslocamento dos brigadistas e bombeiros

O Governo do Piauí, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBM-PI), está realizando uma força-tarefa nas regiões de Buriti dos Montes, Milton Brandão, Valença, Pimenteiras, Tamboril, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, especialmente, na região onde ficam localizadas a Serra da Confusão e Serra da Capivara.

Com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar), das prefeituras locais, Instituto Chico Mendes de Conservação da (ICMBio), bombeiros civis, comunidade e Polícia Militar (PM-PI), os focos de incêndios estão sendo controlados em todas as regiões. Efetivos do Corpo de Bombeiros estão sendo deslocados de acordo com a necessidade de cada região.

Na região de Buriti dos Montes e Milton Brandão os focos de incêndios estão controlados. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, equipes foram deslocadas para Tamboril e 20 brigadistas do ICMBio estão colaborando. Já na cidade de Valença, o fogo está sendo controlado por bombeiros civis locais.

Equipes também foram mobilizadas para Bom Jesus e São Raimundo Nonato. Na Serra das Confusões, onde há dois focos, há sete brigadistas. Na Serra da Capivara, são 22. De acordo com últimas imagens de satélite, não há nenhum foco que ameace o Parque Nacional da Serra da Capivara. Na cidade de Caracol, também há brigadistas, dez no total.

“Na região da Serra das Confusões e Serra da Capivara conseguimos controlar o fogo, mas ainda é um momento de observação, porque há altas temperaturas e ventos fortes”, disse o tenente-coronel João Costa.

Carros-pipa estão sendo usados na operação, além de reforços com viaturas e caminhonetes para deslocamento dos brigadistas e bombeiros. Um caminhão do Aeroporto de São Raimundo Nonato também está sendo utilizado. “O combate aconteceu durante toda a madrugada e, agora, estamos com uma situação controlada. Hoje, só ficaram marcas de queima e cinzas”, informou o tenente-coronel.

O governador Wellington Dias reforçou o compromisso do Governo do Estado em continuar atento ao problema e pediu que a população colabore evitando queimadas. “Estamos em um momento onde as altas temperaturas e ventos quentes favorecem o aumento e rápida disseminação do fogo. Nossas equipes estão nas áreas afetadas, integradas com outros órgãos e com as prefeituras. Vamos continuar monitorando cada cidade”, disse o governador.

Ccom

Facebook
Publicidade