Geral
CEIR
Começam atendimentos do Programa Passo à Frente na região de Picos
Atendimentos gratuitos são para pessoas com deficiência que precisam de meios auxiliares de locomoção e seguem até sexta-feira (13), no CIEM
Da Redação - 10/05/2022
Foto/ Ccom

A Associação Reabilitar segue com o atendimento itinerante do Programa Passo à Frente na cidade de Picos até esta sexta-feira (13). O projeto é executado em parceria com o Governo do Estado e, nesta etapa, é feita a retirada dos moldes e as medidas de diversos modelos de meios auxiliares de locomoção que serão fabricados sob medida para pessoas com deficiência que vivem em 12 cidades da região.

Os atendimentos acontecem desde segunda-feira (09), no Centro Integrado de Especialidades Médicas, o CIEM de Picos. Os pacientes que têm indicação para uso de equipamentos como muletas; bengalas; andadores; sapatos para pé diabético e pé congênito; órteses; próteses; cadeiras de rodas; cadeiras para banho; coletes; botas e palmilhas, devem procurar o serviço das 8h às 12h e de 13h às 17h.

“Até sexta-feira (13) nossa equipe estará aqui para fazer todo esse processo de prescrição, avaliação, tirada de moldes e medidas. Posteriormente, em até três meses, vamos voltar com todos esses equipamentos prontos para serem entregues, sem nenhum custo para os pacientes”, destaca Aderson Luz, superintendente multiprofissional da Associação Reabilitar. Em seis anos, o Passo à Frente já entregou mais de 22 mil meios auxiliares de locomoção em cidades piauienses.

A Katilene Alves, que mora em Dom Expedito Lopes, foi atendida nesta etapa do projeto. Ela é mãe do Enzo Gabriel, de 8 anos, que precisa de um colete para corrigir um problema ósseo, “O Enzo também tem o diagnóstico de autismo e, quando temos que sair para um lugar desconhecido, é sempre motivo de grande irritação para ele. Então, facilitou muito para a gente contar esse serviço mais perto de casa, ao invés de ter que ir até Teresina”, explica Katilene.

A secretária municipal de Saúde de Picos, Tatiane Gil, acompanhou o primeiro dia de atendimento do projeto e destacou a importância dessa parceria com os municípios. “Esse projeto é uma excelente iniciativa do Governo do Estado e da Associação Reabilitar, pois dá celeridade aos processos para confecção desses equipamentos. Picos foi escolhida para sediar o programa na região e nós apoiamos com a estrutura física e profissionais, sempre com o objetivo de oferecer uma saúde de qualidade e mais acessível para todos”, pontuo a secretária.

Além de Dom Expedito Lopes e Picos, esta etapa do projeto também contempla moradores dos municípios de Alegrete, Bocaina, Santa Cruz do Piauí, Sussuapara, Geminiano, Paquetá, Santana do Piauí, Itainópolis, Ipiranga do Piauí e Inhuma. Para ser atendido, basta o paciente apresentar documentação pessoal e também os requerimentos e a solicitação médica com a indicação do equipamento. O CIEM de Picos, localizado na Rua General Licinho Pereira Nunes, nº 338, bairro Catavento.

Todos os equipamentos entregues são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Passo à Frente conta ainda com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID).

Ccom/ Thaís Araújo

Facebook
Publicidade