Aconteceu em Picos
SANEAMENTO
Águas de Timon trabalha para entregar maior estação de tratamento do município
O empreendimento marcará um novo capítulo da história do saneamento básico da cidade
Da Redação - 18/05/2022
Foto/ Águas de Timon
A ETE terá 120 mil metros² de área construída e será uma das maiores do Maranhão

A Águas de Timon entregará neste primeiro semestre a maior e a mais nova Estação de Tratamento de Esgoto localizada no Povoado Piranhas, zona rural de Timon. O empreendimento marcará um novo capítulo da história do saneamento básico da cidade, contribuindo com muito mais saúde e qualidade de vida para a população. A ETE faz parte dos investimentos do programa Timon Saneada 2, que permitirão um salto na cobertura da rede de esgoto de 3% para 33% neste ano de 2022.

Além da entrega da nova  ETE, o Timon Saneada 2 inclui a construção de uma Elevatória de Esgoto e um túnel sob a Ferrovia da Transnordestina para implantação de linha de recalque. A ideia é que leve o esgoto da Elevatória até a ETE. Junto a isso, a equipe da Águas de Timon trabalha na construção de 30 mil metros de rede nova e 40 mil metros de rede recuperada. Até 2026, a concessionária investirá R$168 milhões no saneamento da cidade, universalizando o acesso ao esgotamento sanitário no município.

A ETE terá 120 mil metros² de área construída e será uma das maiores do Maranhão. Ao final da construção, chegará a 360 litros/segundo de vazão média de esgoto, uma capacidade para atender mais de 200 mil habitantes junto aos 8 reatores presentes em sua estrutura. A nova estação de tratamento contará com uma tecnologia de ponta para garantir uma boa infraestrutura em toda a dinâmica que envolverá a evolução do esgotamento.

“A obra é um marco no avanço do saneamento básico de Timon, trazendo a valorização imobiliária, além de preservar o meio ambiente. Destaca-se também a geração de trabalho e renda na cidade, uma vez que a obra chega a empregar cerca de 150 colaboradores’’, avalia o Gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli.

Obras de rede de esgoto

Simultânea à construção da ETE, à elevatória e ao túnel sob a Ferrovia Transnordestina, destaca-se também a continuidade do trabalho desenvolvido na implantação da rede de esgoto. Confira a seguir o cronograma das obras no período de 11/04 a 17/04, que se concentram nos bairros Boa Vista e Parque Piauí:

Águas de Timon

Facebook
Publicidade