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TALENTO
Historiadora picoense Jane Bezerra defende tese com as memórias de Nevinha
A bem sucedida historiadora picoense Jane Bezerra de Sousa estará defendendo em dezembro na Universidade de Federal de Uberlândia sua tese
Wallysson Bernardes - 07/11/2009

<div align="justify"> <p>A bem sucedida historiadora picoense Jane Bezerra de Sousa estar&aacute; defendendo em dezembro na Universidade Federal de Uberl&acirc;ndia sua tese de doutorado em mais uma etapa da sua vida profissional.</p> <p>Esta tese &eacute; um estudo em Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o cujo objetivo &eacute; investigar o ser e o fazer-se professor no Piau&iacute; no s&eacute;culo XX, tendo como ponto de partida a hist&oacute;ria de vida da professora normalista Nevinha Santos, que escreveu suas mem&oacute;rias em caderno de anota&ccedil;&otilde;es e as publicou em forma de artigos no Jornal Meio Norte, de Teresina-PI.</p> </div> <div align="justify"> <p>S&atilde;o quinze textos que abordam temas ligados &agrave; educa&ccedil;&atilde;o, &agrave; pol&iacute;tica e &agrave; escrita de si mesmo. Outras fontes foram utilizadas e cruzadas com as mem&oacute;rias de Nevinha, como entrevistas de ex-alunos, familiares e contempor&acirc;neos, bem como mensagens governamentais e discursos da imprensa, com o intuito de conhecer as possibilidades hist&oacute;ricas, sociais e culturais que permitiram compreender o sentido da fun&ccedil;&atilde;o de ser professor no Piau&iacute; do s&eacute;culo XX.</p> <p>A partir da hist&oacute;ria de vida da professora Nevinha Santos, foi definido o recorte cronol&oacute;gico e a estrutura da tese, que se constitui em tr&ecirc;s fases, partindo das seguintes quest&otilde;es: Por que valorizava ser professora prim&aacute;ria? Por que, ao final de sua vida, se surpreendia com a maneira de o Estado em tratar os professores? Por que se indignava ao ler not&iacute;cias de jornais sobre professores com sal&aacute;rios atrasados e na luta por melhor&aacute;-los? Diante dos questionamentos foram definidos os seguintes momentos: o primeiro, de 1922 a 1928, &eacute; o per&iacute;odo em que a professora estudou e se formou na Escola Normal de Teresina; o segundo, de 1929 a 1957, diz respeito a sua experi&ecirc;ncia no magist&eacute;rio como professora e diretora do Grupo Escolar Coelho Rodrigues, bem como a sua atua&ccedil;&atilde;o como primeira dama da cidade de Picos, PI durante o Estado Novo; o terceiro, de 1957 a 1997, &eacute; a &eacute;poca final de sua carreira e de dedica&ccedil;&atilde;o &agrave; escrita das mem&oacute;rias.</p> </div> <div align="justify"> <p>A an&aacute;lise desses per&iacute;odos possibilitou a compreens&atilde;o de que, no primeiro momento, ser professor tinha significado associado a miss&atilde;o, voca&ccedil;&atilde;o, sacerd&oacute;cio, tendo-se a normalista como s&iacute;mbolo de um profissional competente cuja tarefa primordial era salvar os indiv&iacute;duos do analfabetismo. No segundo momento, o professor &eacute; concebido como representante da disciplina, civismo e amor &agrave; p&aacute;tria, tornando-se disseminador das ideias do Estado novo, per&iacute;odo de um governo que se apega &agrave;s ideias de abnega&ccedil;&atilde;o e amor &agrave; profiss&atilde;o para manter professores em salas de aulas com condi&ccedil;&otilde;es p&eacute;ssimas de trabalho.</p> <p>Na terceira fase, a proletariza&ccedil;&atilde;o da profiss&atilde;o impulsionou a forma&ccedil;&atilde;o dos sindicatos e a luta pela profissionaliza&ccedil;&atilde;o, que garantiria um estatuto respeitoso, melhores rendimentos e autonomia profissional. A an&aacute;lise da pesquisa tem principalmente como referencial te&oacute;rico-metodol&oacute;gico a Nova Hist&oacute;ria, por esta possibilitar o conhecimento do cotidiano e dos microtemas, concentrando aten&ccedil;&atilde;o nas percep&ccedil;&otilde;es de hist&oacute;ria de vida, hist&oacute;ria oral e mem&oacute;ria, tendo como te&oacute;ricos Halbwachs, Le Goff, Certeau, Perrot, Mignot, Goodson, N&oacute;voa, Ricoeur, Ansart, Josso, Meihy, dentre outros, possibilitando m&uacute;ltiplos di&aacute;logos. Para concep&ccedil;&atilde;o de experi&ecirc;ncia abordada no trabalho, tamb&eacute;m contribuiu teoricamente Kant e Thompson.</p> </div> <div align="justify"> <p>A tese tem sua relev&acirc;ncia para a profiss&atilde;o docente por oportunizar e compartilhar as experi&ecirc;ncias de uma professora e dessa forma promover reflex&otilde;es que elevem o grau de import&acirc;ncia, compet&ecirc;ncia e respeito ao magist&eacute;rio.</p> <p>Com informa&ccedil;&otilde;es de Jane Bezerra</p> </div> <div align="justify">&nbsp;</div>
Luciana Rêgo
09/11/2009 -09:24:

Parabéns, Jane! Sinto um orgulho muito grande pelo seu sucesso. Uma amiga picoense chegando lá... Mas com essa sua determinação, tenho certeza que irá ainda mais longe. Você merece!!!

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