Geral
EDUCAÇÃO
Programa Educacional de Resistência às Drogas forma mais 30 instrutores
O evento aconteceu no auditório da Fiepi e contou com a presença da secretária de educação em exercício, Helena Oliveira, do comandante da Polícia Militar do Piauí, Coronel Gerardo Rebelo Filho e oficiais militares de diversos estados brasileiros.
Suzanne Arraes - 15/04/2013

 

Na manhã desta sexta-feira (12), os novos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), participaram da solenidade de formatura para a entrega de seus certificados.

O evento aconteceu no auditório da Fiepi e contou com a presença da secretária de educação em exercício, Helena Oliveira, do comandante da Polícia Militar do Piauí, Coronel Gerardo Rebelo Filho e oficiais militares de diversos estados brasileiros.

O PROERD consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e família para oferecer atividades educacionais em sala de aula, objetivando prevenir ou reduzir o uso abusivo de drogas e violência infanto-juvenil. Implantado no Piauí em 2004, hoje passa pela fase de reestruturação, chegando a vários municípios como: Floriano, Parnaíba, José de Freitas, Oeiras e muitos outros.

Para Helena Oliveira a parceria entre Seduc e PM é de extrema importância. "Esse trabalho só vem a contribuir para a melhoria da nossa sociedade. O PROERD leva para dentro das escolas informações que ajudam no combate às drogas, zelando pela vida saudável dos jovens piauienses", comentou a secretária em exercício.

Depois de duas semanas de intenso treinamento, capacitação, estágios, fechando uma carga horária de 80h, os policiais piauienses estão aptos a desenvolver seus trabalhos nas escolas de todo o Estado. A meta principal é auxiliar efetivamente os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas e indiretas que possam influenciar negativamente a experimentar bebida alcoólica, cigarro, maconha e outras drogas.

Para a coordenadora estadual do Programa, Major Elizete Lima, o trabalho é bem recebido pelos estudantes. "Esses jovens são muito acolhedores e recebem nossos instrutores com muito amor, é uma experiência única, diferente de tudo que vivemos no dia a dia da polícia", declarou a Major.

Ao todo, 30 policiais militares foram certificados e vão atender no mínimo 1.800 alunos, de escolas públicas e privadas.

Em cada turma, o trabalho é desenvolvido por 12 semanas, preferencialmente para o 5° ano escolar, com aplicação de currículo e palestras sócio-educativas, esta foi a 4ª formação do PROERD.

Facebook
Publicidade