Geral
SECA
Barragens do Piauí estão abaixo do nível histórico, alerta DNOCS
Umas das barragens mais criticas é a de Bocaína.
Cidade Verde - 16/04/2013

As barragens do Estado do Piauí estão registrando o nível mais baixo da história previsto para o período chuvoso, é o que alerta o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Estado no Piauí, José Carvalho Rufino. O coordenador reforçou que a seca pode se prolongar até 2014, o que tem sido o motivo da maior preocupação para o órgão.

“Nós podemos ter um período de chuvas ruim também em 2014. É preciso garantir a sobrevivência dessas barragens", declarou o gestor.

Uma das barragens mais críticas é a de Bocaina, na região de Picos. Lá, a capacidade é de 106 milhões de metros cúbicos e só tem 23% da capacidade. A maioria está com menos de 50% de capacidade de armazenamento. Segundo o DNOCS, obras como a construção de adutoras de abastecimento e construção de poços, devem garantir a atividade econômica da região.

"Vamos achar uma solução para um uso menor. Devemos ter o mínimo de água para abastecer as populações em 2014 e para isso vamos buscar uma alternativa", afirmou José Carvalho.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Rubens Martins, participará de uma visita às regiões mais críticas junto com o coordenador do DNOCS. A ajuda do governo já foi solicitada através do envio de carros-pipas, para as regiões mais afetadas.

 

Facebook
Publicidade