Saúde
PARCERIA
IV CRS e SEDUC firmam parceria
A idéia do projeto é levar para dentro das escolas os profissionais de saúde e técnicos dos laboratórios de malária e doença de Chagas, dengue, esquistossomose e entomologia.
Michelle Furtado - 17/04/2013

O coordenador da IV Regional de Saúde do Piauí, Vinícius Oliveira, e a gerente de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Piauí, Ana Maria Almeida, estiveram reunidos, nesta terça-feira, 16 de abril para firmar uma parceria no sentido de garantir a implantação das atividades desenvolvidas pela IV CRS no calendário anual das escolas da rede estadual.

De acordo com Vinícius Oliveira, a partir desse encontro a Regional vai trabalhar junto com a Seduc na elaboração de um cronograma, contendo a relação de atividades a serem desenvolvidas durante todo o ano nas unidades de ensino da rede pública. “Queremos aproximar a população das nossas ações, e levaremos toda a estrutura para Teresina e demais municípios que compõem o Território Entre Rios.”, afirma.

Vinícius acrescentou ainda, que várias são as ações realizadas pela Regional. Dentre elas, o projeto Promoção da Saúde Itinerante, criado em 2011 em escolas públicas, tem rendido bons frutos, exemplo a participação no 5º Congresso Latino Americano de Promoção da Saúde e Educação em Saúde, na Cidade do México, onde na oportunidade houve troca de experiências e estabelecimento de parcerias com outros países, a exemplo da Espanha e dos Estados Unidos.

“A idéia com esse projeto é levar para dentro das escolas os profissionais de saúde e técnicos dos nossos laboratórios de malária e doença de Chagas, dengue, esquistossomose, entomologia. Os alunos terão a oportunidade de visualizar na prática o que é visto dentro da sala de aula, oferecendo à comunidade escolar a oportunidade de ter contato direto com a realidade de doenças cotidiana”, afirma Vinícius.

Com o projeto Promoção da Saúde Itinerante, é possível permitir a ilustração de aspectos relacionados às principais endemias existentes no Estado, através de palestras, demonstração de material e técnicas utilizadas pelos profissionais que atuam no controle e combate das endemias. 

Ana Maria Almeida, gerente de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da SEDUC, enfatizou que esta nova proposta faz parte das inovações e avanços que a SEDUC tem feito para garantir a melhoria da qualidade da educação no estado. “Parceria como essa só vem a contribuir para o aprendizado do aluno e toda comunidade escolar”, declara Ana Maria.
 

Facebook
Publicidade