Geral
VACINA
Apenas 30% da vacina contra gripe chegou ao Piauí, segundo a Sesapi
Mesmo com atraso, Sesapi garante que não vai faltar vacina no estado. Distribuição de forma fracionada pode prolongar prazo de vacinação.
G1 - 17/04/2013


A campanha nacional de vacinação contra gripe começou segunda-feira (15) em todo Brasil e deve seguir até o dia 26 de abril, mas no Piauí, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) apenas 30% das doses de vacinas chegaram ao estado. Apesar do número reduzido de doses, o superintendente de assistência à Saúde, Pedro Leopoldino, garante que não irá faltar vacinas.

Para o superintende, esse primeiro repasse será suficiente para atender a demanda nessa primeira semana da campanha. “Essa primeira remessa vai dar para atender neste primeiro momento e já na próxima semana esperamos receber mais 32% das doses. Já os outros 38% serão enviados em outra data, mas o importante é que não corre o risco de faltar vacina no Piauí”, afirma Leopoldino.

Segundo Pedro Leopoldino, o atraso no envio é devido a grande demanda de produção do laboratório responsável pela vacina. “Como a empresa tem que produzir milhões de doses para todo o Brasil, houve este atraso”, informou o superintendente.

De acordo com Leopoldino, a meta da vacinação é atender 500 mil pessoas no estado. “Caso não conseguimos atender a todos no prazo previsto, há a possibilidade de estendermos o período de vacinação para que todos tenha acesso à campanha”, disse o superintendente.

A Sesapi confirma que até o dia D, que acontece no sábado (20), todos os municípios do estado já devem estar abastecidos com pelo menos 60% do estoque previsto.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2013 tem como objetivo vacinar 576.986 piauienses que compõe o grupo de risco.

Nesta edição, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de  saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de 2 anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade.

Em todo o Piauí, a vacinação ocorre nos postos de saúde, hospitais e locais de grande circulação de pessoas.

Facebook
Publicidade