Saúde
SAÚDE
Endocrinologista fala sobre os malefícios que esteróides anabolizantes causam a saúde
O corpo humano produz vários tipos de hormônios masculinos, o que faz com que eles não precisem ser repostos. Quando o indivíduo ingere esses hormônios, popularmente conhecidos como “Bomba”, de forma descoordenada, o organismo para de produzir essas substâncias.
Robério Costa - 07/05/2013

O endocrinologista, Leonardo Maia, alerta sobre os perigos causados ao indivíduo pelo uso exagerado de esteróides anabolizantes, que são hormônios formados por ésteres de colesterol, que dão forma o corpo. A princípio, esses hormônios são importantes para o organismo, quando são utilizados da forma correta, ou seja, através de prescrição médica.

O corpo humano produz vários tipos de hormônios masculinos, o que faz com que eles não precisem ser repostos. Quando o indivíduo ingere esses hormônios, popularmente conhecidos como “Bomba”, de forma descoordenada, o organismo para de produzir essas substâncias, fazendo assim, com que ele tenha que tomá-los em quantidades maiores, para assim, atingir o principal objetivo, que é obter o corpo perfeito de forma rápida.

Esse abuso de esteróides anabolizantes pode causar vários tipos de problemas à saúde, tais como: Câncer no fígado e próstata, aumento da pressão arterial, insuficiência renal, impotência sexual, alterações psicológicas (irritabilidade, falta de concentração, insônia), queda de cabelo e outros.

Segundo o Endocrinologista, Leonardo Maia, o uso de anabolizantes para atividade física, não é uma boa solução. “Se o indivíduo for iniciar qualquer tipo de atividade física, não queira obter o resultado do dia para noite, pois o resultado é rápido, mas as complicações de saúde são para toda vida. Ao invés disso, é indicado que se use suplementos alimentares, que são substâncias hiperproteicas ou hiperenergéticas que aumentam o desempenho e o ganho muscular, sem causar nenhum tipo de problema à saúde”.

De acordo com o profissional de Educação Física, Robersom Santos, a procura por esteróides anabolizantes, está ligada principalmente a vaidade. “A adolescência é um período marcado por muita ansiedade, de querer as coisas sempre de forma rápida, onde apenas o trabalho de musculação acompanhado de uma boa alimentação, leva algum tempo, daí a procura por substâncias anabólicas, que realmente fazem com que o indivíduo chegue ao seu objetivo, que é ter o corpo perfeito, em poucos meses, mas esquecendo da agressão que está cometendo com sua própria saúde, podendo ocasionar problemas irreversíveis no futuro”.

Os anabolizantes podem ser utilizados apenas com prescrição médica, em pacientes que tem Hipogonadismo hipergonadotrófico, ou seja, insuficiência testicular; Homens que estão no período da andropausa, que é a diminuição progressiva da produção de testosterona (hormônio masculino) e outros.

Facebook
Publicidade