Saúde
COMBATE
SMS promove curso para combater a hanseníase
O Ministro da Saúde preconiza que todos os casos de hanseníase sejam tratados o mais próximo possível da população.
ASCOM SMS - 17/05/2013

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase está realizando ontem e hoje, no auditório do Picos Hotel, um curso de capacitação voltado para médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde no município. os capacitados irão atuar no combate a hanseníase.

O curso que teve início na manhã desta quinta-feira (16) tem como objetivo fortalecer a gestão descentralizando as ações para o controle da hanseníase, alem de lutar pela eliminação da doença como problema de saúde pública. O Ministro da Saúde preconiza que todos os casos de hanseníase sejam tratados o mais próximo possível da população.

O Modelo centralizado não atende mais a proposta de controle da doença. Em Picos apenas o Posto de Saúde PAM faz esse controle, diagnóstico e tratamento.

“Então nós estamos hoje capacitando médicos, enfermeiros e a partir do dia primeiro de junho, nós vamos descentralizar o Programa de Controle da Hanseníase, onde vai ser feito por todas as unidades básicas de saúde que tenho médicos da família”, ressaltou, Coordenador do Programa de Controle da Hanseníase, Gilberto Valentin.

A hanseníase é uma doença transmissível causada por uma bactéria, chamada de bacilo de hansen que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos, é importante lembrar que todos os casos de hanseníase têm cura e o tratamento pode durar de seis meses a um ano, mas não pode ser interrompido.

Facebook
Publicidade