Saúde
CUIDADOS
Dermatologista explica as causas, tratamentos e como se prevenir do câncer de pele
Dentre as doenças de pele mais comuns o cancêr é a que mais se destaca.
Jesika Mayara - 22/05/2013

A pele é o maior órgão do corpo humano e por ser muito extensa ela é a que mais sofre com as agressões externas. É muito sensível e deve ser protegida, principalmente do sol, que é o causador da maioria das doenças relacionadas ao órgão.

Dentre as mais comuns destaca-se o câncer de pele que é uma mutação das células do órgão em decorrência de algum agente agressor. A principal causa do problema é a exposição solar e contato com alguns produtos químicos.

Segundo o dermatologista picoense, Pablo Santos, os principais sintomas da doença são o prurido (coceira), ulceração, ardência, dor e eritema (vermelhidão). “Acada 10 pacientes que procuram o consultório em torno de três deles apresentam alguma lesão suspeita da doença.”

O dermatologista explica que pessoas com pele mais claras e as que têm contato maior com os raios solares como, por exemplo, lavradores rurais, carteiros e agentes de saúde, estão mais suscetíveis a desenvolver a doença.

O câncer de pele pode surgir em qualquer pessoa, não apenas nas que tenham esses fatores de risco. Pessoas jovens e saudáveis, inclusive pessoas com pele, cabelos e olhos escuros também podem sofrer da enfermidade.

O tratamento é feito dependendo da sua gravidade. As opções terapêuticas são a radioterapia que é realizada quando já se tem várias lesões, quimioterapia e a cirurgia, que é considerada como o principal método, nela é realizada uma incisão (corte) na lesão associada a biopsia afim de descobrir  se a mesma foi totalmente retirada.

“Em alguns casos dependendo da profundidade e da extensão da lesão é necessário que o paciente se submeta além da cirurgia a um tratamento complementar como a radioterapia.” Explica o médico.

As formas de prevenção são fazer uso de protetores solares, chapéus, sombrinhas, roupas que protejam a pele dos raios solares e evitar ao máximo o contato com o sol no período de 10h00 às 14h00 quandoexiste uma radiação maior.

Você sabe qual FPS é o ideal para sua pele?

Facebook
Publicidade