Nacionais
SEGURO
DPVAT paga 4 indenizações a cada minuto por morte ou ferimento
De acordo com os registros do seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT)
Meio Norte - 22/05/2013

Nos meses de janeiro, fevereiro e março, houve um aumento no pagamento das indenizações por acidentes de trânsito, o que significa que o número de acidentes também vem crescendo. A quantidade de vítimas que se acidentaram conduzindo motocicletas é bastante elevada.

Homens na faixa etária de 26 anos foram os que mais sofreram acidentes de trânsito nos primeiros três meses deste ano, só eles representaram 40% das vítimas.

Os dados são da Seguradora responsável pelo pagamento do Seguro DPVAT e foram divulgados na terça-feira (21). Segundo as informações, o número de pagamentos aumentou 28% em relação ao mesmo período do ano passado.

Só os homens representam 77% das vítimas. Os casos de invalidez permanente foram maioria e registraram um percentual de 69%.

Além disso, sete entre dez indenizações foram destinadas a motociclistas, visto que hoje são mais de 15 milhões desse tipo de transporte rodando em todo país.

“As pessoas só pensam em si, não respeitam e acham que nunca serão vítimas de acidentes. Não é à toa que a toda hora, em todo lugar, encontramos acidentes”, coloca o condutor de motocicleta, Anderson Carvalho.

Depois do Nordeste, Sul e Sudeste foram as regiões que concentraram o maior número de indenizações. De acordo com o balanço do DPVAT, a maioria dos acidentes acontece quando está anoitecendo, entre 17h e 20h.

É justamente quando a visibilidade começa a diminuir. Somente nos três primeiros meses deste ano, foram pagas por dia 1,9 mil indenizações por ferimentos ou mortes no trânsito em todo país, uma média de quatro benefícios por minuto.

O DPVAT foi criado há quase 40 anos para indenizar vítimas de acidentes de trânsito. É um seguro obrigatório, pago automaticamente quando é feito o licenciamento anual do veículo. Para fazer o pedido de indenização não é necessário usar intermediários.

O procedimento é simples e gratuito. O próprio segurado pode reunir a documentação e entregá-la em um dos postos de atendimento. O pagamento é feito em 30 dias em crédito em conta ou poupança bancária.

Facebook
Publicidade