Esporte
TRAJETÓRIA
Karateca picoense se prepara para o Pan-Americano em São Paulo
João Neto treina karate desde os quatro anos com o professor Francisco Arcanjo e obteve sua primeira medalha aos seis, antes mesmo de atingir a faixa preta, que obtivera aos dez anos.
Robério Costa - 23/05/2013

O karateca picoense, João Neto, obteve mais duas medalhas no Zonal Norte/Nordeste de karatê interestilos, realizado em Feira de Santana – BA. Com essas duas conquistas, o jovem atleta de apenas 13 anos soma 64 medalhas, sendo 49 de ouro.

João Neto treina karate desde os quatro anos com o professor Francisco Arcanjo e obteve sua primeira medalha aos seis, antes mesmo de atingir a faixa preta, que obtivera aos dez anos.

Para o jovem atleta, que já é tricampeão do Zonal Norte/ Nordeste e vice-campeão Brasileiro, o karate entrou na sua vida através do incentivo familiar. “Tive sempre o apoio da minha família, que sempre me incentivou a praticar um esporte para ocupar a mente nas horas vagas, no começo era só brincadeira, más com o passar do tempo percebi que poderia ir mais longe e disputar campeonatos”.

CONFIRA AS IMAGENS

Segundo a mãe do atleta, Karine Matos, é muito gratificante ver o avanço do seu filho por conta do esporte. “Depois que ele começou a praticar karate, o desempenho na escola melhorou, sua disciplina e o respeito aumentaram isso é o que me deixa mais feliz e me faz sempre querer que ele pratique”.

De acordo com o presidente da Associação de Karatê de Picos (ASKAPI) e treinador, Francisco Arcanjo, o garoto tem um futuro muito grande e promissor no karate. “Quando ele chegou aqui, tinha apenas quatro anos de idade, más percebi um grande potencial logo nos primeiros meses, devido a sua determinação e disciplina, hoje está ai, um atleta tão jovem que coleciona tantas medalhas”.

O atleta também falou sobre a preparação para o próximo campeonato que irá disputar. “Irei disputar em julho, o Pan-Americano, que acontecerá em São Paulo, esse evento é mais difícil, pois é internacional. Hoje, treino três vezes na semana, mas quando entrar de férias da escola, os treinos serão todos os dias”.

Em relação a apoio, o garoto ressaltou tem a ajuda de alguns empresários da cidade e da Prefeitura Municipal de Picos, que custeiam o material e suas viagens.

 

Facebook
Publicidade