Saúde
CURSO
SAMU de Picos realiza curso sobre atendimento pré-hospitalar
O curso foi realizado em duas etapas, 30%é na parte prática e 70% do curso acontece com simulação de situações que normalmente são encontradas no APH.
Ascom SMS - 29/05/2013

 

Com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Secretaria Municipal de Saúde está realizando um curso de capacitação sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH). O Curso é voltado ao aprimoramento nos atendimentos diários aos condutores socorristas teve inicio na ultima sexta – feira (24) e seguiu a terça-feira (28).

O curso esta sendo ministrado, em tempo integral durante cinco dias, com disciplinas teóricas e práticas. Cerca de 40 profissionais do SAMU, técnicos de enfermagens, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde estão participando da capacitação que tem por objetivo qualificar os profissionais quanto ao atendimento prestado em situações de urgência e emergência. De acordo com a coordenadora de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Rosa Dantas, o objetivo e capacitar os profissionais para qualificação e um atendimento que refletem no atendimento da população.

“Se eu tenho pessoas habilitadas e qualificadas para fazer todo tipo de procedimento, só Picos tem a ganhar com isso. Esse curso esta sendo aberto tanto aos profissionais do SAMU de Picos, como outros SAMU’s que queiram participar e profissionais da saúde. Nós estamos formando aqui socorristas na área pré-hospitalar”, ressaltou Rosa Dantas.

O curso esta sendo realizado em duas etapas, 30%é na parte prática e 70% do curso acontece com simulação de situações que normalmente são encontradas no APH, que são atendimento e resgate, reanimação cardiorrespiratória; imobilização; massagem cardíaca; imobilização com colar cervical dentre outros.

O coordenador do evento, o professor Felix Pacheco, ressaltou que o curso esta abordando muita parte de atendimento pré-hospitalar, parte técnica de retirada rápida, parte de emergências traumáticas, emergências clinicas, psiquiátricas, obstétricas, dentre outros.

“O curso é de fundamental importância. Quando nós recebemos o convite, passaram pra gente fazer um curso muito prático, tanto é que o curso esta acontecendo nos turnos, manhã, tarde e noite. É um curso muito intenso, muito puxado, estamos fazendo inúmeras situações, parte de parada cardiorrespiratória, imobilização de fraturas, casos de desmaios, crises convulsivas, asma, parte de trauma de tórax, trauma de abdômen, então nos estamos realizando o curso praticamente todo ele prático, só assim em uma ocorrência, vivenciando tem como prestar uma assistência de maior qualidade”, informou, Felix Pacheco.

 

 

 

Facebook
Publicidade