Saúde
SAÚDE
Secretaria Municipal de Saúde Descentraliza Serviço de Controle da Hanseníase
O orgão realizou reunião com todos os profissionais médicos e enfermeiros que fazem parte da Estratégia de Saúde da Família.
Ascom SMS - 14/08/2013

Como parte do processo de Descentralização do Serviço de Controle da Hanseníase no município de Picos, a Secretaria Municipal de Saúde através do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase, realizou na tarde desta segunda – feira (12), no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, uma reunião com todos profissionais médicos e enfermeiros que fazem parte da Estratégia de Saúde da Família.

A Secretária de Saúde, Ana Eulálio, esteve presente no evento que teve inicio as 15h00 horas e seguiu ate as 17:00 horas. O objetivo da reunião foi efetivar de fato a descentralização do serviço de controle a hanseníase, tendo em vista que esse processo teve inicio com uma capacitação realizada nos dia 16 e 17 de abril de 2013.

“Durante todo esse tempo, apenas o PAM, fazia o diagnóstico e controle a hanseníase no município de Picos, a partir de hoje com a descentralização, todas as 30 unidades do PSF estarão aptas afazer o diagnóstico, tratamento e controle da hanseníase no município com todo material apropriado para o diagnóstico e prevenção de incapacidades entregues no KIT”, ressaltou o coordenador do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase, Gilberto Valentin.

Durante o encontro, o coordenador do Programa de Controle e Tratamento da Hanseníase, Gilberto Valentin,falou sobre sintomas da doença, diagnóstico e descentralização do tratamento da hanseníase e realizou ainda a entrega de um KIT contendo todas as ferramentas necessárias para o controle da doença.

Segundo Gilberto Valentin, o próximo passo é acompanhar e dar apoio as equipes que tiverem dificuldades em alguma ação no controle a hanseníase, oferecendo suporte para que a descentralização ocorra de fato.

“Nós estamos fazendo a descentralização não para se livrar do problema no Centro de referência PAM e entregar os casos para o PSF, mais é uma exigência do ministério da Saúde que seja de responsabilidade da atenção básica, e nós vamos dar suporte para fortalecer esta ação na atenção básica enquanto referencia e coordenação”,

Os objetivos da descentralização São:

Cumprir determinação do Ministério da Saúde – MS.

Realizar o diagnóstico precoce da doença.

Prevenir incapacidades.

Diminuir o estigma e o preconceito em relação a doença.

Quebrar a cadeia de transmissão da doença.

Disponibilizar o acesso ao tratamento mais perto da casa do paciente.

 

 

 

Facebook
Publicidade