Saúde
OBESIDADE INFANTIL
Saiba os principais malefícios que a obesidade infantil causa a saúde
A nutricionista Tatiane Fontes aponta alguns.
Robério Costa - 16/08/2013

A obesidade infantil é um dos principais problemas de saúde pública decorrentes nos dias de hoje, dados da Organização Mundial de Saúde e para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, a nutricionista Tatiane Fontes explica causas, malefícios desse mal que atinge grande parte da população.

Segundo a nutricionista, existem crianças que já nos primeiros meses de vida são induzidas a comer mais do que devem, isso se chama “desmame precoce”, quando o leite materno é suspendido e no seu lugar são incluídos outros tipos de alimentos, como: leite de vaca ou cabra, papinhas, açúcares e outros.

Os principais motivos para que a obesidade infantil aconteça, estão relacionados à má alimentação e falta de atividade física, o que acarreta vários problemas saúde, como: diabetes, doenças cardíacas, dificuldades de formaçãodo esqueleto e alguns tipos de câncer, além de problemas estéticos, que causam bastante constrangimento e ocasionam “bullyng” ao jovem que está em plena formação de personalidade.

Os tratamentos de obesidade são muitos, más para Tatiane é melhor  prevenir do que remediar. “Existem vários meios de tratamento, más as pessoas devem mesmo, é mudar o estilo de vida, vivemos em um mundo onde as altas tecnologias imperam e por conta disso, os jovens deixaram de praticar brincadeiras saudáveis, eles preferem ficar em frente a um computador e comendo besteiras, daí, o grande aumento da obesidade infantil nos últimos anos”.

DADOS:

-Em 2010, havia 42 milhões de crianças com sobrepeso em todo o mundo, das quais 35 milhões viviam em países em desenvolvimento.

- O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco de disfunção no mundo. A cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade. 44% dos casos de diabetes, 23% dos casos de cardiopatias isquêmicas e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos de câncer são atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade. 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Publicidade