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SAÚDE NA ESCOLA
Saúde na Escola chegará a 80 municípios no Piauí
No Piauí, o Saúde na Escola será desenvolvido em 80 municípios com Ideb menor ou igual a 2,69
Ccom - 09/09/2008

<div align="justify">Todos os 647 munic&iacute;pios selecionados para participar do Sa&uacute;de na Escola t&ecirc;m 30 dias, a partir do dia 5 de setembro, para aderir ao programa, de acordo com a Portaria n&ordm; 1.861, do Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de, divulgada no Di&aacute;rio Oficial da Uni&atilde;o. O programa foi lan&ccedil;ado, na noite de quinta-feira (4), em Pernambuco, pelo presidente Luiz In&aacute;cio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Sa&uacute;de, Jos&eacute; Gomes Tempor&atilde;o. Prevenir e promover sa&uacute;de, por meio de avalia&ccedil;&otilde;es do estado nutricional, incid&ecirc;ncia precoce de hipertens&atilde;o e diabetes, controle de c&aacute;rie, acuidade visual e auditiva e tamb&eacute;m psicol&oacute;gica do aluno s&atilde;o os objetivos do programa, que beneficiar&aacute;, at&eacute; 2011, 26 milh&otilde;es de estudantes de 1.242 munic&iacute;pios com baixo &Iacute;ndice de Desenvolvimento da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (Ideb).</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">No Piau&iacute;, o Sa&uacute;de na Escola ser&aacute; desenvolvido em 80 munic&iacute;pios com Ideb menor ou igual a 2,69 e cobertura de 100% do Sa&uacute;de da Fam&iacute;lia. Em Teresina, capital do Estado, h&aacute; previs&atilde;o de repasse de incentivo para 61 equipes do Sa&uacute;de da Fam&iacute;lia a fim de atender as escolas que tamb&eacute;m registram baixo Ideb e s&atilde;o participantes do Programa Mais Educa&ccedil;&atilde;o. At&eacute; o fim deste ano, em todo o pa&iacute;s, o Sa&uacute;de na Escola beneficiar&aacute; 2 milh&otilde;es de estudantes dos 647 munic&iacute;pios selecionados, o que representar&aacute; investimento de R$ 34,5 milh&otilde;es. Para atingir a meta global - 26 milh&otilde;es de jovens - o Governo Federal aplicar&aacute; R$ 844 milh&otilde;es nos pr&oacute;ximos tr&ecirc;s anos.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O Sa&uacute;de na Escola representa um casamento das necessidades de melhorar o desempenho escolar e a sa&uacute;de dos estudantes. O gerente de projetos e assessor do Departamento de Aten&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica do Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de, Ant&ocirc;nio Dercy Silveira Filho, ressalva, por&eacute;m, que n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel atribuir s&oacute; aos aspectos da sa&uacute;de um salto na qualidade do aprendizado. Segundo ele, o rendimento escolar depende tamb&eacute;m de outros fatores e do aluno.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O Programa Sa&uacute;de na Escola est&aacute; estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avalia&ccedil;&atilde;o das condi&ccedil;&otilde;es de sa&uacute;de, envolvendo estado nutricional, incid&ecirc;ncia precoce de hipertens&atilde;o e diabetes, sa&uacute;de bucal (controle de c&aacute;rie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avalia&ccedil;&atilde;o psicol&oacute;gica do estudante. O segundo trata da promo&ccedil;&atilde;o da sa&uacute;de e preven&ccedil;&atilde;o, que trabalhar&aacute; as dimens&otilde;es da constru&ccedil;&atilde;o de uma cultura de paz e combate &agrave;s diferentes express&otilde;es de viol&ecirc;ncia, consumo de &aacute;lcool, tabaco e outras drogas. Tamb&eacute;m neste bloco haver&aacute; abordagem &agrave; educa&ccedil;&atilde;o sexual e reprodutiva, al&eacute;m de est&iacute;mulo &agrave; atividade f&iacute;sica e pr&aacute;ticas corporais.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O terceiro bloco do programa &eacute; voltado &agrave; educa&ccedil;&atilde;o permanente e capacita&ccedil;&atilde;o de profissionais e de jovens. Essa etapa ser&aacute; oferecida pela Universidade Aberta do Brasil, do Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o, em interface com os N&uacute;cleos de Telessa&uacute;de, do Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de, e observar&aacute; os temas da sa&uacute;de e constitui&ccedil;&atilde;o das equipes de sa&uacute;de que atuar&atilde;o nos territ&oacute;rios do PSE.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Pesquisas - Ant&ocirc;nio Dercy explica que o tempo de execu&ccedil;&atilde;o de cada bloco ser&aacute; planejado pela Equipe de Sa&uacute;de da Fam&iacute;lia levando em conta o ano letivo e o projeto pol&iacute;tico-pedag&oacute;gico da escola. &quot;Esse &eacute; o padr&atilde;o e a exig&ecirc;ncia. Um planejamento conjunto entre Sa&uacute;de e Educa&ccedil;&atilde;o em uma agenda que ocorrer&aacute; anualmente&quot;, diz o coordenador.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O &uacute;ltimo prev&ecirc; o monitoramento e a avalia&ccedil;&atilde;o da sa&uacute;de dos estudantes por interm&eacute;dio de duas pesquisas. A primeira &eacute; a Pesquisa Nacional de Sa&uacute;de do Escolar (Pense), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&iacute;stica (IBGE), que contemplar&aacute;, al&eacute;m de outros, todos os itens da avalia&ccedil;&atilde;o das condi&ccedil;&otilde;es de sa&uacute;de e perfil socioecon&ocirc;mico das escolas p&uacute;blicas e privadas nas 27 capitais brasileiras.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O resultado dessa pesquisa servir&aacute; para que as escolas e as equipes de sa&uacute;de tenham par&acirc;metro para a avalia&ccedil;&atilde;o da comunidade estudantil. A segunda ser&aacute; o Encarte Sa&uacute;de no Censo Escolar (Censo da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica), elaborado e aplicado no contexto do Projeto Sa&uacute;de e Preven&ccedil;&atilde;o nas Escolas (SPE) desde 2005. Essa sondagem consiste em cinco quest&otilde;es ligadas mais diretamente ao tema DST/AIDS.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Integra&ccedil;&atilde;o - Ant&ocirc;nio Dercy explica que todas as a&ccedil;&otilde;es ser&atilde;o poss&iacute;veis nos munic&iacute;pios cobertos pelas Equipes Sa&uacute;de Fam&iacute;lia. Na pr&aacute;tica, ser&aacute; a integra&ccedil;&atilde;o das redes de educa&ccedil;&atilde;o e do Sistema &Uacute;nico de Sa&uacute;de. &quot;Dessa forma, isso tende a se consolidar ao longo do tempo&quot;, aposta o coordenador de Gest&atilde;o da Aten&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Para ele, as experi&ecirc;ncias do passado, com a coloca&ccedil;&atilde;o de equipes de sa&uacute;de - m&eacute;dicos e dentistas - dentro das escolas n&atilde;o prosperaram. Um dos motivos foi o alto custo que implicava a manuten&ccedil;&atilde;o dessas equipes. O PSE, ao contr&aacute;rio, garantir&aacute; que as Equipes Sa&uacute;de da Fam&iacute;lia, que atuam na comunidade, tamb&eacute;m trabalhem na escola.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">As a&ccedil;&otilde;es previstas no PSE ser&atilde;o acompanhadas por uma comiss&atilde;o intersetorial de educa&ccedil;&atilde;o e de sa&uacute;de, formada por pais, professores e representantes da sa&uacute;de, que poder&atilde;o ser os integrantes da equipe de conselheiros locais. Segundo o coordenador, os munic&iacute;pios ter&atilde;o de manifestar interesse em aderir ao programa. Portaria do Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de definir&aacute; os crit&eacute;rios e recursos financeiros pela ades&atilde;o e orientar&aacute; tamb&eacute;m a elabora&ccedil;&atilde;o dos projetos pelos munic&iacute;pios.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">O Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de, al&eacute;m de incentivo financeiro &agrave;s equipes Sa&uacute;de da Fam&iacute;lia, ficar&aacute; respons&aacute;vel pela publica&ccedil;&atilde;o de almanaques para distribui&ccedil;&atilde;o aos alunos das escolas atendidas pelo PSE. A tiragem da publica&ccedil;&atilde;o poder&aacute; chegar a 300 mil exemplares este ano. O Minist&eacute;rio far&aacute; ainda cadernos de aten&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica para as 5.500 Equipes de Sa&uacute;de da Fam&iacute;lia que atuar&atilde;o nas escolas.</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify"><strong>Munic&iacute;pios atendidos no Piau&iacute;</strong></div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Munic&iacute;pios do Piau&iacute; com &Iacute;ndice de Desenvolvimento da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica (Ideb) menor ou igual a 2,69 nos anos iniciais do Ensino Fundamental e selecionados para o Programa Sa&uacute;de na Escola s&atilde;o os seguintes: Agricol&acirc;ndia, &Aacute;gua Branca, Alto Long&aacute;, Altos, Alvorada do Gurgu&eacute;ia, An&iacute;sio de Abreu, Arraial, Assun&ccedil;&atilde;o do Piau&iacute;, Avelino Lopes, Barreiras do Piau&iacute;, Bertol&iacute;nia, Bet&acirc;nia do Piau&iacute;, Boa Hora, Bonfim do Piau&iacute;, Brasileira, Cabeceiras do Piau&iacute;, Campo Largo do Piau&iacute;, Capit&atilde;o de Campos, Caridade do Piau&iacute;, Col&ocirc;nia do Gurgu&eacute;ia, Cristal&acirc;ndia do Piau&iacute;, Curral Novo do Piau&iacute;, Curralinhos, Demerval Lob&atilde;o, Dirceu Arcoverde, Eliseu Martins, Fartura do Piau&iacute;, Fronteiras, Guaribas, Hugo Napole&atilde;o, Ilha Grande, Jacobina do Piau&iacute;, Joaquim Pires, Jos&eacute; de Freitas, J&uacute;lio Borges, Lagoa Alegre, Lagoa de S&atilde;o Francisco, Lagoa do Barro do Piau&iacute;, Lagoa do S&iacute;tio, Luzil&acirc;ndia, Madeiro, Manoel Em&iacute;dio, Marcol&acirc;ndia, Matias Ol&iacute;mpio, Nossa Senhora de Nazar&eacute;, Nova Santa Rita, Novo Oriente do Piau&iacute;, Parnagu&aacute;, Passagem Franca do Piau&iacute;, Patos do Piau&iacute;, Paulistana, Picos, Pimenteiras, Porto, Porto Alegre do Piau&iacute;, Reden&ccedil;&atilde;o do Gurgu&eacute;ia, Regenera&ccedil;&atilde;o, Rio Grande do Piau&iacute;, Santa Cruz do Piau&iacute;, Santa Luz, S&atilde;o Francisco de Assis do Piau&iacute;, S&atilde;o Gon&ccedil;alo do Piau&iacute;, S&atilde;o Jo&atilde;o da Canabrava, S&atilde;o Jo&atilde;o da Fronteira, S&atilde;o Jo&atilde;o da Varjota, S&atilde;o Jo&atilde;o do Arraial, S&atilde;o Jo&atilde;o do Piau&iacute;, S&atilde;o Jos&eacute; do Piau&iacute;, S&atilde;o Miguel do Tapuio, S&atilde;o Pedro do Piau&iacute;, S&atilde;o Raimundo Nonato, Sebasti&atilde;o Leal, Sigefredo Pacheco, Simpl&iacute;cio Mendes, Sussuapara, Tamboril do Piau&iacute;, Uni&atilde;o, Valen&ccedil;a do Piau&iacute;, V&aacute;rzea Branca e V&aacute;rzea Grande,</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">Fonte: Minist&eacute;rio da Sa&uacute;de</div> <div align="justify">&nbsp;</div> <div align="justify">&nbsp;</div>
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