Saúde
SAÚDE
“Clima seco contribui na proliferação de doenças respiratórias.” Afirma otorrinolaringologista
O especialista destaca a importância da isngestão de líquidos, principalmente água e sucos.
Jesika Mayara - 04/09/2013

As altas temperaturas são muito propícias para o aumento e proliferação das doenças respiratórias, devido a baixa umidade do ar. Nariz, ouvido, garganta e pulmão são os órgãos mais prejudicados nesse período.

Segundo o otorrinolaringologista, Alexandre Campos, a escassez de chuvas e a baixa umidade do ar contribuem para o aumento de doenças como gripes, renites, epistaxes (sangramento nasal), bronquites, sinusites, infecções otológicas (ouvido).

 “Com o tempo seco as pessoas deixam de respirar pelo nariz e respiram pela boca, levando os micróbios direto para a garganta dessa forma toda a via respiratória é acometida, nesse período também aumenta-se o número de internações por broncopneumonia e sinusites complicadas.” Afirma o especialista.

Os cuidados durante o BR-O- Bró devem ser intensificados, as pessoas não devem se expor ao sol em períodos de alta temperatura; sempre ingerir muito líquido, manter uma alimentação leve; na hora de durmir evitar direcionar o rosto para o ventilador; passar pano na casa ao invés de varrer; entre outros.

“Os extremos da vida são os mais prejudicados, os cuidados com os idosos e as crianças devem ser redobrados. No caso de gripes deve-se procurar trata-los primeiramente com medicamentos naturais como mel e sucos para seu estado não evoluir para quadros mais graves.” Informa Alexandre.

O especialista lembra que quando se fala em líquidos o ideal é dar preferências bebidas naturais (água e sucos), pois refrigerantes e bebidas alcoólicas são soluções hipertônicas não possuem os nutrientes necessários para a hidratação, pelo contrario, retiram a água das hemácias.

 

 

 

 

Facebook
Publicidade