Saúde
VACINAÇÃO
USAV de Picos supera meta de vacinação
Os criadores que não vacinaram ou certificaram seu rebanho serão multados.
Jesika Mayara - 20/09/2013

Com o final do período de vacinação e certificação cerca de 95% do rebanho de Picos e municípios da macrorregião foram imunizados contra a aftosa segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí – Adapi de Picos.

A Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (Usav) de Picos atende aos municípios de Picos, Santana, Sussuapara, Monsenhor Hipólito, Vera Mendes, Campo Grande, Francisco Santos, Geminiano, Itainópolis e Aroeiras do Itaim.

A segunda etapa da vacinação contra a aftosa durou o mês de julho e o período de certificação se encerrou no dia 15 de agosto. Então o criador que não vacinou ou certificou seu rebanho será multado e devem procurar a Adapi.

Todos os municípios atingiram a meta, porém, Aroeiras do Itaim e Francisco Santos vacinaram 100% do seu rebanho enquanto Santo Antônio de Lisboa apresentou menor número de vacinação chegando a registrar cerca de 90% enquanto os demais municípios apresentaram mais de 92%.

Desta forma a Usav de Picos superou a meta estabelecida e atingiu o índice 95%.

Segundo o veterinário da Adapi de Picos, Edilton Pedro, o Piauí está livre da febre aftosa por meio da vacinação e o Estado ainda tem muito a fazer com relação a fiscalização e vacinação do seu rebanho bovino.

Ainda segundo o veterinário os fiscais do órgão começaram a intensificar a fiscalização em feiras, estradas e em propriedades que não vacinaram seu rebanho.

 

 

 

Facebook
Publicidade