Saúde
CATARATA
Oftalmologista define causas e tratamento da catarata
A catarata é a principal responsável pelo aumento da cegueira no Brasil
Jesika Mayara - 20/09/2013

É importante ir ao oftalmologista ao menos uma vez ao ano dessa forma é possível constatar doenças como miopia, astigmatismo, conjuntivite, catarata e afins. Porém a catarata é a principal responsável pelo aumento da cegueira no Brasil dados estatísticos indicam que mais de cinquenta por cento das pessoas com mais de 60 anos sofrem de catarata.

Segundo o oftalmologista, Ricardo Walber, a catarata consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula e o portador da enfermidade tem dificuldade para enxergar com nitidez e com a evolução da doença e passa a enxergar apenas vultos podendo resultar a cegueira.

“As causas da patologia são inúmeras e vão desde medicações, traumas, fatores genéticos e a idade. Mas isso não quer dizer que apenas pessoas idosas possam desenvolver a doença existe casos de bebês que já nascem com a doença, por má formação congênita ou alguma doença infecciosa. Porém o fator mais comum é a idade.” Explica o especialista.

As formas de constatação se dão por meio do exame de rotina e o único tratamento é a cirurgia que devido a modernização do procedimento vem sendo cada vez menos invasiva com incisões que chegam a dois milímetros e o paciente vai para casa chegado ao fim da operação tendo uma recuperação rápida.

O oftalmologista afirma que dependendo da causa existem diversas formas de se prevenir como usar óculos com proteção ultravioleta, evitar contato com alguns tipos de radiação, não se automedicar, visitar o oftalmologista ao menos uma vez ao ano, entre outras.

Ministério da Saúde registra algo em torno de 500 mil novos casos de catarata por ano e realiza somente cerca de 250 mil cirurgias, deixando a cada ano metade dos pacientes para trás.

Ricardo conta que as doenças oftalmológicas que são constatadas na maioria dos exames realizados em seu consultório são as questões refracionárias, ou seja, o distúrbio ocular por falta dos óculos como miopia, astigmatismo, hipermetropia entre outras e que os casos de catarata somam apenas 5% do número de casos por ele atendidos.

 

 

Facebook
Publicidade