Saúde
ARTROSE
Fisioterapeuta explica as causas e tratamentos da artrose
Apesar de atingir 60% das pessoas na terceira idade a artrose também antinge pessoas de 30 a 50 anos.
Jesika Mayara - 14/10/2013


A artrose é uma das mais comuns doenças reumáticas, que acomete tanto homens quanto mulheres, principalmente na terceira idade e segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) as estatísticas apontam que 60% das pessoas na terceira idade sofrem com a doença.

Ela é uma doença articular degenerativa e reumática que incide principalmente nas articulações dos joelhos, coluna, quadril, cotovelos, dedos e ombros por serem as articulações que são mais trabalhadas no corpo humano. Com a incidência da doença as articulações perdem sua consistência, integridade e elasticidade o que acarreta dor, rigidez e limitação à área comprometida.

“Quanto a sua integridade as articulações de certa forma são muito resistentes, porém chegada uma época as mesmas não irão mais suportar excessivas cargas e com o processo de envelhecimento perde-se algumas enzimas que comprometerão a lubrificação das articulações, lembrando que a perca de enzimas é um processo gradual.” Afirma o fisioterapeuta Lario Curica.

Além desses fatores, as fraturas ou outras lesões, excesso de peso, fatores genéticos e o uso excessivo das articulações a longo prazo no trabalho ou no esporte podem levar à artrose.

Dor e rigidez nas articulações são os sintomas mais comuns da doença. A dor é muitas vezes pior depois do exercício e quando alguma peso ou pressão são colocados na articulação. “Nem sempre a artrose será sintomática, existem casos em que o paciente com artrose irá sentir seus sintomas com o tempo.” Afirma Lario.

O tratamento é medicamentoso, onde apenas são prescritos analgésicos e anti-inflamatórios por ortopedistas e reumatologias, já que a doença não tem cura. Existem também tratamentos fisioterápicos que amenizam a dor, sendo utilizadas técnicas como a eletrotermoterapia, hidroterapia e as drenagens.

“Por a região estar edemaciada trabalhamos a parte manual e fazemos usos de aparelhos com o intuito de diminuir a dor, a inflamação e o edema e consequentemente cicatrizar a área afetada.” Explica o fisioterapeuta.

Mas quem pensa que essa doença acomete apenas idosos está muito enganado. Um número cada vez maior de pessoas entre 30 e 50 anos têm sofrido dores provocadas pelo desgaste das articulações de joelhos, quadris, tornozelos e coluna. Ainda segundo a SBOT 10% da população nesta faixa etária apresenta esse problema de saúde. Neste caso, a artrose geralmente é fruto de trauma, uma carga excessiva de exercícios quando mais jovem.

Mudar o estilo de vida, manter uma dieta balanceada e realizar exercícios físicos regulamente podem ajudar a manter o movimento geral e das articulações.

Facebook
Publicidade