Além de registrar grande fluxo de atendimentos de urgências e emergências o Hospital Regional Justino Luz- HRJL também registra grande número de Serviços de Pronto Atendimento (SPA).
O SPA é o atendimento a transtornos, mentais, psicológicos e em alguns casos os pacientes são usuários de drogas licitas e ilícitas. Só em 2012 foram registradas aproximadamente 1700 atendimentos a pacientes nesta natureza.
Para o diretor financeiro do HRJL, Carlos Moita, neste ano não ouve a catalogação o número de atendimentos, porém, o índice continua similar ao do ano passado.
Segundo o médico plantonista, o cardiologista Francisco Bezerra, após chegar a unidade de saúde é realizada a aferição de pressão, pulso e temperatura do paciente e após a avaliação do quadro clínico, este se estabilizado, é encaminhado ao Hospital O Dia.
“O Hospital O Dia, é o hospital por excelência para atender esse tipo de caso, pois lá se têm psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, ou seja, uma equipe multidisciplinar.” Afirma o médico.
A maioria do atendimento do SPA é decorrente de pacientes que na sua maioria são dependentes de álcool e drogas ilícitas, seguidos pelos que possuem a síndrome do pânico que, segundo o cardiologista, é bastante comum.