Saúde
PROCURA
“Procura por vacina antirrábica é constante”. Afirma coordenador do centro de zoonoses
A procura se dá mesmo após o período de vacinação.
Jesika Mayara - 06/11/2013

A mais de dois meses do fim da campanha de vacinação antirrábica em Picos os donos de gatos e cães, que não conseguiram vacinar seus animais no período, ainda procuram o Centro de Zoonoses de Picos com o objetivo de imunizar seus animais da raiva.

Para o coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor De Sousa Martins, a procura é bastante intensa desde o termino da campanha e enquanto houver vacinas em estoque os donos que procurarem o centro terão seus animais imunizados.

“A vacina é a única forma de controlar a doença e quando vacinamos os animais, o cão e o gato, nós estamos protegendo eles da raiva e consequentemente nós estamos protegendo a saúde da população picoense, então a vacinação é a única forma de controlar essa doença, pois não existe um tratamento curativo eficaz“, ressaltou Agenor Martins.

O dia D da campanha aconteceu no dia 10 de agosto e durou o dia todo. Já a zona rural foi beneficiada com a vacinação dos animais, no período de 05 a 09 de agosto.

Segundo o Ministério da Saúde Picos possui aproximadamente 12.065 animais entre cães e gatos e aproximadamente 90% desse número, ou seja, 10891aninmais receberam a vacina antirrábica.

Ainda segundo o coordenador Picos não possui o vírus volante, ou seja, animais infectados com a doença e o ultimo caso aconteceu no ano de 2008 onde uma senhora da Mirolândia foi mordida por uma raposa.

“A senhora em questão buscou logo o Hospital Regional Justino Luz onde foi medicada e a raposa foi capturada e eutanasiada.” Conta.

É importante lembrar que quem for mordido por cão ou gato deve procurar o HRJL, que é a unidade referência da região.

A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano. O contágio ocorre por mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, macacos ou outros mamíferos infectados pelo vírus. Segundo Agenor Martins, diretor do Centro de Zoonoses de Picos o objetivo da campanha foi imunizar o maior número possível de animais e prevenir contra a raiva.

 

 

 

 

Facebook
Publicidade