Saúde
SAÚDE PÚBLICA
Empresa fará coleta de lixo hospitalar em Picos
A coleta terá início no mês de dezembro
Robério Costa - 07/11/2013

A Secretaria de Saúde através do departamento de Vigilância Sanitária realizou na noite dessa quarta-feira, 06, no auditório da Associação Comercial uma reunião entre representantes do poder público municipal e proprietários de estabelecimentos que geram lixos hospitalares (clínicas, hospitais, laboratórios e farmácias). Na ocasião, foi discutido o assunto referente à coleta, destinação e tratamento do lixo da cidade.

A reunião teve como objetivo informar a população de que resíduos hospitalares não devem ser misturar com lixo sólido, ou serem jogados a céu aberto, prática constante no município.

No encontro foi acordado que a prefeitura irá licitar uma empresa para que possa realizar todo processo de coleta, reciclagem e destinação dos rejeitos, que serão encaminhados até o aterro sanitário da cidade. Em contrapartida será paga uma taxa para a empresa estará disponibilizando o serviço.

De acordo com o prefeito Kléber Eulálio, a reunião foi bastante proveitosa, tendo em vista a presença de vários profissionais da área da saúde. “Lamentavelmente é mais uma despesa que cada um terá, mas temos que nos conscientizar de que é para o nosso bem. O planeta esta sofrendo graves alterações ambientais pelo simples fato de ninguém dar a devida importância ao tratamento adequado dos resíduos, além de doenças, que podem se proliferar por conta da exposição desse tipo de lixo”, enfatizou.

Segundo o vigilante sanitário, Danúbio Batista, o ato de não gerenciar resíduos hospitalares pode trazer inúmeros malefícios à população. “Nesses resíduos temos vários agentes biológicos, ou seja, substâncias altamente infectantes que trazem os vírus HIV e hepatite, além de outras várias doenças. Então, se por acaso alguém entrar em contato com esses resíduos que estão misturados com lixo comum, consequentemente esse indivíduo será infectado”, alertou.

Facebook
Publicidade